
O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, tomou posse ontem (9), em Brasília, como 1º vice-presidente de Secretaria da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). O sul-mato-grossense passa a integrar a diretoria nacional da entidade, que vai atuar no quadriênio 2025–2029.
A cerimônia de posse da nova diretoria contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, lideranças do setor agropecuário e representantes das federações estaduais. Bertoni destacou o compromisso com os produtores rurais de Mato Grosso do Sul e defendeu pautas como segurança jurídica, competitividade e fortalecimento do campo.
No evento, o presidente da CNA, João Martins, reeleito por unanimidade, também foi empossado para mais um mandato. Em seu discurso, Martins relembrou a criação do projeto de uma nova classe média rural, e afirmou que a meta de alcançar 400 mil pequenos produtores com assistência técnica foi atingida.
“Temos orgulho de anunciar que atingimos a nossa meta. Alcançamos 400 mil pequenos produtores em todos os pontos do país, levando conhecimento e assistência que permitem alcançar o máximo de suas capacidades”, destacou Martins.
le ainda chamou atenção para os desafios atuais do setor, como crise fiscal, insegurança jurídica e os impactos da guerra comercial global, defendendo o fortalecimento das instituições do agro.
Bertoni afirmou que Mato Grosso do Sul está alinhado às prioridades da CNA e preparado para colaborar nas discussões sobre o futuro do setor. Ele disse que a CNA cumpre um papel essencial na defesa do agro brasileiro e que estará presente em todas as pautas que impactam o campo.
“O setor produtivo de MS está preparado para contribuir com soluções, inovação e diálogo. A CNA cumpre um papel essencial nesse processo, e estaremos presentes em todas as discussões que impactam o campo”, completou.
A diretoria eleita é composta por seis vice-presidentes executivos e seis integrantes do Conselho Fiscal, incluindo titulares e suplentes. A escolha foi feita pelo Conselho de Representantes das Federações de Agricultura e Pecuária.
Composição da Diretoria Executiva (Quadriênio 2025-2029)
Diretoria Executiva
Presidente – João Martins da Silva Júnior (BA)
1º vice-presidente – Gedeão Silveira Pereira (RS)
2º vice-presidente – Antônio Pitangui de Salvo (MG)
1º vice-presidente de Finanças – Humberto Miranda (BA)
2º vice-presidente de Finanças - Muni Lourenço Silva Júnior (AM)
1º vice-presidente de Secretaria – Marcelo Bertoni (MS)
2º vice-presidente de Secretaria – José Amílcar de Araújo Silveira (CE)
As informações são do Sistema Famasul.

