bonito
AGRICULTURA FAMILIAR

Atendimento itinerante do Incra em Nioaque beneficia famílias de assentamento

Dentre os serviços, o instituto ofereceu atualização cadastral, emissão de segunda via de Contratos de Concessão de Uso, além de orientações sobre crédito e titulação

27 outubro 2023 - 14h26Iury de Oliveira e Valdir de Paula
Atendimento itinerante do Incra em Nioaque beneficia famílias de assentamento
Atendimento itinerante do Incra em Nioaque beneficia famílias de assentamento - (Foto: Valdir de Paula/A Critica)

Em uma ação conjunta para oferecer diversos serviços às famílias de assentamentos, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizou durante essa semana, com encerramento nesta sexta-feira (27) um mutirão na Câmara Municipal de Nioaque, cidade distante 183 km de Campo Grande. Dentre os serviços, o instituto ofereceu atualização cadastral, emissão de segunda via de CCU (Contratos de Concessão de Uso), além de orientações sobre crédito e titulação.

Canal WhatsApp

Em conversa exclusiva à Rádio Serrana, o deputado estadual Zeca do PT expressou sua satisfação: "É uma satisfação retornar a Nioaque. Olha a quantidade de gente de todas as comunidades da agricultura familiar aqui de Nioaque, assentados, indígenas, quilombolas..."

Quando questionado sobre os reais benefícios da ação para a população, Zeca do PT esclareceu: "Uma atividade como essa limpa a situação deles e permite eles poder chegar aos recursos que vão vir para cá, que vai melhorar a vida do povo e que vai melhorar a agricultura familiar."

O deputado Zeca do PT discursa durante a ação O deputado Zeca do PT discursa durante a ação (Foto: Valdir de Paula/A Critica)

Washington William, presidente da Agraer, evidenciou o compromisso da instituição: "Nós somos parceiros do Incra numa ação que o governador do estado, Eduardo Rios, nos determinou... Aplicar o crédito para esses produtores, aqueles que ainda não pegaram os projetos de crédito são de nossa responsabilidade e assistência técnica em geral." Ele ainda ressaltou o papel dos agricultores familiares, que são responsáveis por "70% dos alimentos que é levado à mesa dos brasileiros diariamente".

O subintendente regional do Incra, Paulo Roberto da Silva, conhecido como Paulinho, destacou o compromisso do governo e do Incra em relação aos assentados: "Enquanto tiver um assentado da Reforma Agrária sem o seu documento e sem o acesso à política, nós vamos estar aqui perseguindo para que ele tenha esse documento e para que ele possa acessar essa política. Esse é o compromisso do governo do presidente Lula e do Incra." Paulinho também reforçou a importância do pequeno agricultor e do grande produtor rural para a economia brasileira, frisando a complementaridade entre ambos.

O evento contou com a parceria da prefeitura de Nioaque, Agraer, Câmara Municipal e Fapec. O mutirão ocorreu das 7h30 às 11h30, com retorno das 13h30 às 17h30. Na sexta-feira, o evento foi finalizado com a entrega de documentos às 13h.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas