
Com bastante antecedência, a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) lançou no fim desta tarde (8) a Expogrande 2023 que acontece nos dias 13 a 23 de abril. É a primeira feira promovida sob o comando da nova diretoria, presidida pelo pecuarista Guilherme Bumlai, que destaca a responsabilidade em promover o maior evento de exposição agropecuária do Estado.

“São 83 anos de Expogrande e 92 anos de Acrissul. Devido a grandiosidade do evento precisamos fazer o lançamento com antecedência para que toda comunidade envolvida possa se antecipar, reservar seu espaço, colocar na sua agenda, para que possamos colocar uma feira a altura que a nossa Expogrande merece”, explica ao Grupo Feitosa de Comunicação.
Segundo Bumlai, a população de MS pode esperar para o ano que vem grandes leilões com um pool de diversidade animal. “Vários leilões estão sendo programados, expositores já estão fazendo a reserva de espaços, teremos um circuito de palestras bastante interessantes, além claro de diversos shows musicais para atrair a população como um todo”, explica. Os shows voltam a ser realizados no Parque de Exposições Laucídio Coelho. A princípio, conforme decisão judicial, com término previsto para meia-noite.
O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, falou sobre a expectativa da entidade para a nova edição. “É uma feira que remete a minha infância, então é muito importante que ela tenha voltado. A Expogrande faz parte da história de MS. O Famasul e o Senai não poderia deixar de prestigiar e dar esse suporte para o acontecimento dessa feira”, explica.
Durante o lançamento o público pode apreciar leiloeiras no tatersal de elite 1 do Parque de Exposições Laucídio Coelho, o 1º Leilão de Corte Acrissul. Serão ofertados cerca de 2 mil animais de corte para recria e engorda tanto no recinto, quanto filmados. As leiloeiras Leiloboi, BR Boi, MS Leilões e Taquari Leilões são algumas das participantes.
Confira na íntegra a cerimônia:
Na oportunidade, o presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges, fez uma breve exposição para atualizar os presentes sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural). Ainda essa noite, às 19h00, está prevista a realização do 1º Leilão de Corte Acrissul, certame que passa a ser feito toda quinta-feira a partir deste.
O governador Reinaldo Azambuja foi representado pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro-MS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
Para Guilherme Bumlai, o lançamento da exposição com relativa antecedência é uma sinalização, para os setores da economia e para a sociedade sul-mato-grossense, de que há todo um empenho para retomar a Expogrande à altura do que ela representa para a agropecuária regional.
Os shows da Expogrande voltam a ser realizados em 2023 no Parque de Exposições Laucídio Coelho. A princípio, conforme decisão judicial, com término previsto para meia-noite.
"Estamos às portas de receber em 2023 o certificado de área livre de aftosa sem vacinação e precisamos mostrar para o Brasil e ao mundo a qualidade da carne produzida a pasto e de forma sustentável em Mato Grosso do Sul", avalia Bumlai.
Adriane Lopes (Prefeita de Campo Grande), Lidio Lopes (Deputado Estadual), Marcelo Bertoni (Presidente da Famasul), Guilherme Bumlai (Presidente da Acrissul), Jaime Verruck (Secretário da Semagro-MS) e Beto Pereira (Deputado Federal).
Leilão de corte
Um pool de leiloeiras promove logo após a abertura oficial da Expogrande, a partir das 19 horas, no tatersal de elite 1 do Parque de Exposições Laucídio Coelho, o 1º Leilão de Corte Acrissul. Serão ofertados cerca de 2 mil animais de corte para recria e engorda tanto no recinto, quanto filmados. Já está confirmada a participação das leiloeiras Leiloboi, BR Boi, MS Leilões e Taquari Leilões.
