
O Pantanal tem uma importância que vai muito além das fronteiras de Mato Grosso do Sul. É o que reforça Andréia Rodrigueiro, analista educacional do Senar/MS e coordenadora do programa Agrinho, que abriu inscrições para sua edição 2025. "O Pantanal não é importante só para nós, mas para o mundo inteiro", destacou ela, durante entrevista ao Giro Estadual de Notícias na última quinta-feira (19).

O programa, que tem como tema Cultivando Saberes e Protegendo o Pantanal, busca ensinar educação ambiental e cidadania para alunos do Ensino Fundamental I e II, tanto em escolas públicas quanto privadas do estado. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio pelo site oficial do Agrinho.
Educação para preservar - Criado pelo Senar/MS, o Agrinho tem um histórico de impacto na educação sul-mato-grossense. Nos últimos dez anos, alcançou 1 milhão de alunos, 65 mil professores e quase 4 mil escolas. Só em 2024, bateu recorde de participação, envolvendo 602 escolas nos 79 municípios do estado.
"O engajamento das escolas e professores tem sido impressionante. O material regionalizado e o suporte que oferecemos fazem toda a diferença", explicou Andréia Rodrigueiro.
Andréia Rodrigueiro, analista educacional do Senar/MS e coordenadora do programa Agrinho - (Foto: Lorena Sone)
O programa também inclui escolas indígenas e APAEs, ampliando seu alcance e garantindo a participação de diferentes comunidades.
Concurso e materiais didáticos - Além dos materiais didáticos gratuitos distribuídos para os professores, o Agrinho promove um concurso com 11 categorias, sendo nove destinadas a alunos e duas voltadas para professores, coordenadores e escolas. Os estudantes podem participar enviando desenhos, redações e projetos sobre sustentabilidade e meio ambiente.
"As crianças são muito curiosas e querem entender como funciona o meio ambiente. Quando recebemos os trabalhos do concurso, percebemos o quanto elas realmente absorvem o conteúdo", afirmou Andréia.
Como participar - As escolas interessadas devem acessar o site www.agrinho.ms.com.br e realizar a inscrição na aba Ambiente da Escola até 31 de maio.
O Senar/MS também disponibiliza um canal de suporte via WhatsApp para tirar dúvidas e obter mais informações pelo número (67) 99850-0991.
"O Agrinho já mudou a realidade de muitos alunos. Agora, queremos levar esse conhecimento para ainda mais escolas e comunidades", concluiu Andréia Rodrigueiro.
