segov dengue
AGRICULTURA FAMILIAR

Ação Agro Social fortalece agricultura familiar e amplia parcerias em Campo Grande

Evento reuniu produtores, instituições e autoridades com foco em inclusão, infraestrutura e desenvolvimento sustentável

1 setembro 2025 - 14h45
Evento reuniu produtores, instituições e autoridades com foco em inclusão, infraestrutura e desenvolvimento sustentável
Evento reuniu produtores, instituições e autoridades com foco em inclusão, infraestrutura e desenvolvimento sustentável - Foto: Divulgação
ENERGISA

A 6ª edição da Ação Agro Social, realizada no sábado (30), consolidou parcerias estratégicas e fortaleceu a rede de apoio à agricultura familiar em Campo Grande. Organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), o evento contou com atendimentos gratuitos, entrega de obras e ações voltadas ao desenvolvimento rural sustentável.

Canal WhatsApp

Parceria internacional com startup alemã

Um dos destaques do evento foi a assinatura do Termo de Cooperação entre a Semades e a InPlanet, startup alemã incubada na Esalq/USP. A parceria prevê a doação de 200 toneladas de remineralizador para hortas urbanas e comunitárias, promovendo inovação tecnológica e recuperação de solo.

“O remineralizador é um insumo com base técnica sólida, que vai além da simples correção do solo. Ele promove uma verdadeira renovação da fertilidade”, explicou Luiz Felipe Veronese, gerente regional da InPlanet no Centro-Oeste.

Alimentação escolar e incentivo à produção local

Também foi firmado o Protocolo de Intenções entre a Semades e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), integrando a agricultura familiar às políticas públicas de alimentação escolar. A medida fortalece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), incentiva a produção local e promove hortas como ferramentas de educação ambiental.

“Será uma parceria que permitirá aos pequenos agricultores participarem ativamente do PNAE, estimulando produção saudável e fortalecendo a economia local”, disse a secretária-adjunta da Semed, Maria Lúcia de Fátima Oliveira.

Investimentos em infraestrutura rural

A Prefeitura também anunciou a obra de manutenção da Ponte do Estrela, em parceria com a Suzano e coordenação da Secretaria de Infraestrutura (Sisep). Além disso, foram entregues duas novas salas de aula na Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, com melhorias na estrutura física da unidade.

“É do pequeno ao maior, todos incluídos nas políticas cíclicas de desenvolvimento da nossa cidade. Os pequenos e médios produtores precisam ser alcançados."

“O avanço na estrutura escolar melhora o aprendizado das crianças e as condições de trabalho dos nossos servidores”, destacou o secretário Marcelo Miglioli (Sisep).

Acesso ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

Durante o evento, a Semades e a Agraer viabilizaram o acesso de agricultores ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), essencial para o acesso a políticas públicas. Foram entregues 12 certificados. Entre os beneficiados, o agricultor Edivaldo Felipe de Oliveira comemorou:

“Com esse documento, vou poder emitir nota fiscal e ampliar o escoamento da minha produção. Vai melhorar a vida da minha família.”

Gestão municipal reforça compromisso com o campo

A prefeita Adriane Lopes reafirmou o compromisso com pequenos, médios e grandes produtores. “Nossa equipe está cadastrando quem precisa. Queremos ser referência nacional em atendimento no campo e no desenvolvimento sustentável.”

Apoio conjunto entre esferas de governo

A senadora Tereza Cristina elogiou a atuação integrada. “Quando trabalhamos juntos, conseguimos superar a burocracia. O resultado aparece para quem está na ponta.”

"O resultado aparece para quem está na ponta.”

O secretário da Semades, Ademar Silva Júnior, enfatizou o esforço coletivo da equipe e dos parceiros. “Nosso objetivo é garantir dignidade e fortalecer a agricultura familiar de forma sustentável.”

Também presente no evento, o secretário estadual Jaime Verruck (Semadesc) reforçou a importância da integração entre Município e Estado. “A união amplia o alcance das políticas públicas e gera desenvolvimento no campo.”

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop