Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
07 de janeiro de 2026 - 18h27
sesi
CINEMA

Variety coloca indicação de Fernanda Torres ao Oscar entre as mais inspiradoras do século

Atuação em Ainda Estou Aqui ficou em terceiro lugar em ranking histórico da revista norte-americana

6 janeiro 2026 - 16h35Daniel Vila Nova
Fernanda Torres teve indicação ao Oscar destacada pela Variety como uma das mais inspiradoras do século.
Fernanda Torres teve indicação ao Oscar destacada pela Variety como uma das mais inspiradoras do século. - Foto: Roberto Filho/Divulgação

A indicação de Fernanda Torres ao Oscar de Melhor Atriz em 2025 foi apontada pela revista norte-americana Variety como um dos momentos mais inspiradores da história recente da premiação. A publicação especializada em cinema e entretenimento incluiu a atriz brasileira em um ranking com as 26 indicações mais marcantes do século 21, divulgado nesta segunda-feira (5).

Canal WhatsApp

A atuação de Fernanda em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, aparece na terceira colocação da lista. À frente dela, a Variety destacou apenas duas vitórias: Lupita Nyong’o, por 12 Anos de Escravidão, e Denzel Washington, por Dia de Treinamento.

No texto, o crítico Clayton Davis descreve a indicação da brasileira como um marco que ultrapassa o campo artístico. “Uma indicação que rompeu barreiras, uma atuação que definiu uma carreira e a personificação da sobrevivência de uma mulher (e de um País)”, escreveu.

Davis também ressaltou a construção gradual da personagem interpretada por Fernanda Torres. “O trabalho de Fernanda Torres no drama brasileiro de Walter Salles mostra que grandes atuações se constroem cena a cena, até que o luto se transforme em resistência”, afirmou.

Para o jornalista, a atriz simboliza valores que raramente são reconhecidos pela Academia. “Fernanda representa tudo aquilo que o Oscar afirma valorizar, mas raramente recompensa: excelência internacional, coragem política e contenção em vez de exibicionismo”, concluiu.

Apesar do reconhecimento histórico, Fernanda Torres não levou a estatueta. O prêmio de Melhor Atriz ficou com a norte-americana Mikey Madison, por sua atuação em Anora, filme que também venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Edição e Melhor Roteiro Original.

Ainda assim, a passagem do cinema brasileiro pelo Oscar de 2025 foi inédita. Ainda Estou Aqui conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional, tornando-se o primeiro longa brasileiro a vencer na categoria e consolidando um momento raro de protagonismo do país na maior premiação do cinema mundial.

Após esse feito, o Brasil volta a sonhar com novas indicações. A expectativa agora recai sobre O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, que desponta como possível representante brasileiro em futuras edições do Oscar.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop