Sexta etapa com muita velocidade
Três meses depois e já acumulando muitos quilômetros de testes, treinos e corridas, a BRB Stock Car Pro Series regressa a Cascavel (PR) para a disputa da sexta etapa da temporada. Com 3.058 metros, a pista mais rápida do calendário será a primeira a ser repetida pela categoria dos novíssimos e tecnológicos carros da geração SUV. Com corridas previstas para o próximo sábado e domingo (6 e 7/9), a jornada no Autódromo Internacional Zilmar Beux será a primeira base de comparação em termos de desempenho dos modelos Chevrolet Tracker, Mitsubishi Eclipse Cross e Toyota Corolla Cross — que retornam pela primeira vez a um circuito onde já competiram.

Novos protótipos – novos recordes em Cascavel
Os recordes de tempo de volta de um Stock Car ficaram muito perto de serem batidos logo na estreia dos SUVs no Zilmar Beux. A volta mais rápida de um carro da categoria no traçado cascavelense pertence a Max Wilson, que em junho de 2017 anotou 1min00s838 (média de 180,952 km/h) com o Chevrolet Cruze. No dia seguinte, o campeão de 2010 virou 1min01s724, melhor tempo de um Stock Car em corrida.
No Q1 da sessão classificatória da etapa de maio, Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC) registrou 1min00s979 (média de 180,534 km/h) com o Mitsubishi Eclipse Cross. Na corrida, a volta mais rápida ficou com Enzo Elias, que aferiu 1min02s311 com o Chevrolet Tracker preparado pela Scuderia Bandeiras.
Equilíbrio de forcas
Mesmo em um estágio ainda inicial da temporada, com os pilotos ainda em processo de familiarização e adaptação ao novo carro, o equilíbrio de forças foi visto nitidamente nesta primeira jornada dos SUVs em Cascavel. Na sexta-feira de treinos livres no Zilmar Beux, nada menos que 23 carros fecharam as atividades dentro do mesmo segundo.

Muito trabalho
Desde o complemento da etapa de Cascavel, a BRB Stock Car realizou seis corridas, na esteira das rodadas disputadas no Velopark (RS), Velocitta (SP) e Curvelo (MG). Além da programação habitual de pista, iniciada na sexta-feira com os treinos livres, a AdaceTech — divisão de projeto, pesquisa e desenvolvimento do Grupo Veloci e responsável pelos novos SUVs — empreendeu uma série de testes para avançar em termos de performance e confiabilidade dos modelos da nova geração de carros da Stock Car.
Dias antes da etapa do Velocitta, em julho, pilotos e equipes iniciaram os trabalhos de pista na terça-feira com a realização de cinco treinos extras. No dia seguinte à rodada em Mogi Guaçu, foi realizada mais uma atividade extra na pista de 3.493 metros.
Já em agosto, no Circuito dos Cristais, em Curvelo, a programação trouxe mais um teste extra, na tarde de quinta-feira, que contou com a participação de todos os pilotos e equipes além do time da AudaceTech, que levou um dos seus protótipos de testes com o test-driver Renan Guerra para acumular quilometragem e evoluir no desenvolvimento da nova geração SUV.

Classificação do campeonato após cinco etapas
- Gaetano Di Mauro, 360
- Felipe Fraga, 349
- Felipe Baptista, 344
- Guilherme Salas, 342
- Cesar Ramos, 326
- Enzo Elias, 291
- Arthur Leist, 283
- Nelson Piquet Jr., 269
- Thiago Camilo, 252
- Rubens Barrichello, 225
Campeonato por equipes após cinco etapas
- Eurofarma RC, 709 pontos
- Ipiranga Racing, 578
- CAR Racing KTF, 551
- Valda Cavaleiro Sports, 498
- Crown Racing, 454
- Scuderia Bandeiras, 438
- Blau Motorsport, 390
- A.Mattheis Vogel, 384
- TMG Racing, 380
- Full Time Cavaleiro, 369