sebrae
Viviane Feitosa

MATERNIDADE & ESTILO DE VIDA

Tendência da maternidade na quarentena charreata surpreende e emociona

28 junho 2020 - 11h37Por Viviane Feitosa

A odontóloga Isabela Mendonça Lima, a Isa, já tinha ouvido falar da charreata, chá de fraldas adaptado para a época de isolamento social, mas nem passava pela sua cabeça ganhar um.

A ideia, segundo ela, partiu de uma de suas amigas que adora surpreender e que reuniu as outras amigas para esse momento muito especial. "Elas combinaram tudo e ligaram para o meu marido para avisar que estariam passando em frente à casa, todas dentro dos seus carros. Nós estávamos na casa dos meus pais. Eu saí da casa, com ele, achando que iria a uma sorveteria e quando vi os balões, as fraldas e todas passando, chorei muito. Foi muito especial!"

Grávida de 38 semanas da Luisa e do Pedro, Isa confessou que não teve grandes dificuldades para aceitar a reclusão da quarentena. Aos 39 anos, ela encarou essa fase como a oportunidade certa para agilizar o que pode para a chegada da sua dupla, que deve dar as caras em breve por aqui.

Veja como foi a nossa conversa:

Isa, obrigada por aceitar contar a sua experiência com a charreata. Mas para começar do início, fala como descobriu a gravidez dos gêmeos:

Nossa ,foi um susto atrás do outro. Na verdade, uma surpresa atrás da outra! Já estávamos tentando engravidar há uns 5, 6 meses e eu comecei a ficar desconfiada que pudesse estar grávida. Minha menstruação estava atrasada. Numa sexta-feira, vindos do interior para passar o fim de semana em Campo Grande, resolvemos parar em Sidrolândia para comprar o teste de farmácia. Lá mesmo, eu já fiz o teste e para nossa alegria deu positivo! Chorei de emoção, fiquei passada! Sem acreditar ainda na gravidez, marquei um exame de ultrassom para o outro dia hahaha. 

Pois bem, no sábado, lá estávamos nós na clinica e na hora do exame o médico ja mandou na lata: " tenho uma surpresinha aqui pra vocês. Você está grávida, sim, e são gêmeos!! Na hora, minha perna começou a tremer, quase caí da maca em que estava deitada hahahaha. E, lógico, chorei muito!

E como foi a sensação de viver essa gestação tão especial em um momento estranho como o que estamos passando ?

Isso tudo que ainda está acontecendo é muito estranho, né?! Algo que nunca vivemos antes e nem imaginávamos passar. Muito louco e surreal. Mas, para mim, quanto ao isolamento, eu estou tirando de letra. Não estou sofrendo tanto porque na verdade aproveitei pra arrumar as coisinhas dos bebês. Também estou aproveitando para descansar bastante. Claro que tenho saudade de estar junto das amigas e gostaria muito de compartilhar a gravidez com elas de uma maneira mais próxima, mas através de fotos e chamadas por videos vamos driblando tudo isso. 

Quais os preparativos que vocês já fizeram para a chegada deles?

Esse ano foi uma loucura: mudamos de casa e logo depois já começou a pandemia. Então o meu enxoval foi feito bem nesse período turbulento e tudo ao mesmo tempo. Compra dos móveis, roupinhas, kit berço, etc. Algumas compras aproveitei e fiz tudo online e outras, infelizmente, tiveram que ser presenciais mesmo. Graças a Deus, não tive problemas com atrasos no frete ou algo assim. Com relação ao Hospital já tinha na minha cabeça onde seria desde o começo. Aí conversei com o dr Wilson Ayach, meu obstetra, sobre o tipo de parto que queremos ( que é o normal) e ele também concordou. Ah, e as enfermeiras que me ajudarão com os bebês também foram as escolhas das quais fui atrás bem cedo.

 Agora, já na 38 semana de gestação, você ganhou esse chá de fraldas adaptado das amigas mais próximas. Como ficou sabendo da ideia da charreata?

A charreata, no Brasil, surgiu agora em meio à pandemia né?! E, no meu caso, eu ganhei uma charreata surpresa! Me pegaram direitinho, nunca imaginei. Elas falaram com meu marido para saber onde estaríamos e todas passaram em seus carros, deixaram cada uma seu presente ou a fralda na calçada. Apesar de ser bem rápido, consegui até falar da janela do carro com algumas, aí foi mais choro e emoção.

Nem acreditei quando elas passaram em frente à casa dos meus pais. Fiquei passada, boba, chorei muitooo! Tudo muito lindo, especial e emocionante. Um dia para guardar para sempre na memória!

Isa, quais fontes ( livros, sites, perfis no Instagram ) você indica para quem vai ser ou já é mãe de gêmeos se informar?

Com essa pandemia e eu em casa sem fazer nada, tenho lido muito a respeito de gestação e bebês. Vou tentar listar alguns dos perfis no Instagram que tenho gostado bastante:

@natachadalcomo- medica/pediátrica que dá várias dicas sobre cuidados com bebês, mitos e verdades, além de fazer muitas lives com diversos temas a respeito do mundo dos bebês e das crianças. 

@drajannuzzi - médica/G.O fala sobre gestação e maternidade de um jeito muito descomplicado e facil de entender.

@ericamantelli e @domingosmantelli - casal de médicos/G.O. Eles postam muita informação bacana sobre a saúde da mulher: nutrição, gestação, parto, bebês

 @drabrunapitaluga -medica/G.O - Também tem um instagram cheio de posts legais com muita informação a respeito de maternidade e gestação. 

@fabrinafloresfisiopelvica - fisioterapeuta e doula - oferece cursos online e presenciais. Além de ter um insta bem descontraído com muita informação a respeito do parto normal, cuidados com o assoalho pélvico e exercícios que contribuem para uma gestação e pós-parto saudável e sem dores. 

 @gestacaodaudavel - A fisioterapeuta e doula Gisele Venciguerra, a Gi, é uma querida e oferece um programa de exercícios para gestantes e pós-parto. Além do acompanhamento no dia do parto como doula. 

 E, para assuntos exclusivos de gêmeos tem grupos no Facebook e WhatsApp bem legais a respeito de amamentação, parto gemelar e desapego de roupas e outros itens para os gêmeos.

Ah e no YouTube tem muitos videos e relatos de parto e dicas. É só buscar pelo tema porque vale muito! 

Deixe seu Comentário