
Preservar e premiar. Esses são os objetivos do Prêmio Reserva da Biosfera do Pantanal. Como forma de avaliar e premiar as iniciativas pantaneiras e de regiões circunvizinhas que adotem boas práticas sustentáveis e respeitosas ao uso de recursos naturais, estão abertas as incrições para o concurso. Os alvos do concurso são as fazendas e comunidades sustentáveis.

Essa é a primeira edição do prêmio, que busca demonstrar que é possível conciliar o uso produtivo da região pantaneira com preservação e sustentabilidade, de modo a fortalecer o equilíbrio econômico, social, cultural e ambiental, como recomendado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Iniciativas dessa natureza contribuem para reduzir o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do tempo, além da melhoria da qualidade de vida dos pantaneiros.
Duas categorias serão premiadas, fazendas sustentáveis e iniciativas comunitárias sustentáveis. Fazendas que estão localizadas na região do Pantanal ou áreas circunvizinhas que trabalham as boas práticas em suas fases produtivas podem se inscrever, tal como atividades de pecuária, agricultura de subsistência, produção de mel, turismo sustentável, integração com pesquisas, entre outros.
Também podem participar comunidades que buscam aliar a sustentabilidade em seu ciclo operacional. Isso inclui atividades de artesanato, produção de mel, comidas típicas, pesca, vivências comunitárias, turismo sustentável, atividade turística, educação ambiental, entre outros. O primeiro lugar em cada categoria ganha R$ 8 mil e o segundo lugar R$ 4 mil. Para se inscrever, acesse aqui.
