ALMS PI 383771260-x-120
Deputado Denuncia

Índios estão desaparecidos desde que ruralistas avançaram sobre terras indígenas no MS

Há também a suspeita de que uma criança indígena de apenas um ano tenha sido morta, mas as autoridades policiais até agora não confirmaram essa informação.

25 junho 2015 - 15h08Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados
Os detalhes foram repassados, na manhã desta quinta-feira (25), ao Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT-RS), que está no Mato Grosso do Sul
Os detalhes foram repassados, na manhã desta quinta-feira (25), ao Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT-RS), que está no Mato Grosso do Sul - Arquivo/Câmara dos Deputados
Comper

Lideranças Guarani e Kaiowá reclamam o desaparecimento de três indígenas, desde que ruralistas avançaram sobre terras indígenas no Mato Grosso do Sul. A informação de que há indígenas desaparecidos foi confirmada pelo Procurador da República Ricardo Pael, que atua no estado sul-mato-grossense e que, ontem (24), visitou as áreas de conflito.

Há também a suspeita de que uma criança indígena de apenas um ano tenha sido morta, mas as autoridades policiais até agora não confirmaram essa informação. A criança estaria dentro de uma casa que foi incendiada por capangas de ruralistas, vizinhos às comunidades indígenas.

Os detalhes foram repassados, na manhã desta quinta-feira (25), ao Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT-RS), que está no Mato Grosso do Sul, com a finalidade de construir uma solução para o conflito, que avança desde a última segunda (22), quando os ruralistas aumentaram a ofensiva para expulsar os Guarani e Kaiowá de suas próprias terras.

No momento, há duas áreas indígenas onde o conflito é mais intenso. Uma, fica na cidade de Coronel Sapucaia, onde está a comunidade Guarani e Kaiowá do tekoha Kurusu Ambá; a outra, fica no município de Amambai, local de terras indígenas Guaiviry.

Pela manhã de hoje, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Paulo Pimenta, esteve com lideranças indígenas e representantes da Funai. No início da tarde, Pimenta e integrantes do Ministério Público Federal chegam às áreas de conflito.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas