ribas
COMEMORAÇÃO

SAD completa um ano de funcionamento em São Gabriel

Mais de 73 pacientes já foram atendidos pelo Serviço que hoje se tornou uma referência em atendimento domiciliar na região norte

20 maio 2015 - 09h49Assessoria
Para comemorar, a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria do Programa no município realizaram sua 12ª reunião de cuidadores, seguida de um balanço dos atendimentos realizados em São Gabriel e o tradicional corte do bolo para pacientes, cuidadores e autorida
Para comemorar, a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria do Programa no município realizaram sua 12ª reunião de cuidadores, seguida de um balanço dos atendimentos realizados em São Gabriel e o tradicional corte do bolo para pacientes, cuidadores e autorida - Divulgação
Comper

No último dia 9 de maio, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) completou um ano em funcionamento em São Gabriel do Oeste. E para comemorar, a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria do Programa no município realizaram sua 12ª reunião de cuidadores, seguida de um balanço dos atendimentos realizados em São Gabriel e o tradicional corte do bolo para pacientes, cuidadores e autoridades locais.

O SAD hoje atende 25 pacientes acamados ou que necessitam de atendimento domiciliar em São Gabriel do Oeste. Recentemente o Serviço foi referenciado por uma tradicional família do município, provando a eficácia e qualidade no atendimento aos pacientes. “Gostaríamos de agradecer a toda a equipe do SAD pelo atendimento e cuidado com nosso Benjamim Meurer. Médico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeutas, técnicas em enfermagem, todos não mediram esforços para cuidar e auxiliar nossa família”, dizia a carta de agradecimento encaminhada a Prefeitura Municipal.

O SAD foi implantado dentro dos modernos preceitos de atendimento global. O serviço possibilita, assim, a desinstitucionalização de pacientes que se encontram internados nos serviços hospitalares, além de evitar hospitalizações desnecessárias a partir de serviços de pronto-atendimento e apoia as equipes de atenção básica no cuidado àqueles pacientes que necessitam (e se beneficiam) de atenção à saúde prestada no domicílio e possibilita o convívio familiar.

O serviço está sediado no prédio administrativo da Prefeitura Municipal sala 08 e é coordenado pela enfermeira Janiely Delmuti Maciel. O SAD é constituído por uma equipe multidisciplinar, atualmente composta por médico, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, enfermeira e técnicas de enfermagem. As visitas são programadas e caracteriza-se por um conjunto de ações promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às Redes de Atenção à Saúde. “É motivo de orgulho para toda nossa equipe ver nosso trabalho ser reconhecido dessa forma. O momento mais significativo deste evento foi ver alguns pacientes que eram totalmente dependentes, que não acreditavam em sua reabilitação chegarem caminhando, também o reconhecimento dos familiares e pacientes atendidos pela nossa equipe que durante os seus relatos enfatizaram o apoio e a importância do programa em suas vidas”, declarou a coordenadora do SAD.

Em São Gabriel do Oeste o SAD conta com uma equipe que visita diariamente os pacientes cadastrados. “Vejo com bons olhos toda a dedicação destes profissionais. Já encontramos tantas notícias ruins na saúde pública do Brasil, e quando vemos serviços como este dando certo e ajudando quem precisa ficamos imensamente felizes. Prefeitura, Secretaria de Saúde e SAD estão de parabéns pelo serviço prestado a população”, concluiu a vereadora Ivone Pierezan.

Em um ano de atendimento foram 73 pacientes atendidos, dentre estes 07 óbitos, as patologias de prevalência são: DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), úlceras varicosas, oncologia, fraturas de fêmur e AVC/AVE (acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico). Com esse serviço, é como se o SUS estivesse criando novos leitos e disponibilizando outros que ficarão livres nos hospitais. Os impactos esperados são a otimização dos recursos do SUS, desospitalização, diminuir os riscos de infecções hospitalares por longo tempo de permanência de pacientes no ambiente hospitalar, oferecer suporte emocional necessário para pacientes em estado grave ou terminal e familiares; e propor autonomia para o paciente no cuidado fora do hospital acolhido no SAD.

Banner Whatsapp Desktop