04 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Conquistas PMCG
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Reunião ampliada do CEAS reforça ato em defesa do Sistema Único de Assistência Social

O evento contou com a participação de gestores municipais, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), usuários do SUAS

10 dezembro 2019 - 10h56
Evento contou com ato em defesa do SUAS
Evento contou com ato em defesa do SUAS - Fotos: Matheus Barreto
HVM

A reunião ampliada promovida pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MS), na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, na Capital, reforçou o debate em torno das demandas da assistência social. O evento contou com a participação de gestores municipais, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), usuários do SUAS, entidades e prestadoras de serviço do estado de MS.

Conforme já havia adiantado o vice-presidente do CEAS/MS, Adenilson Freires, as pautas das reuniões descentralizadas, realizadas nas regiões do Estado, trouxeram para a Capital o fechamento dos debates, também como forma de suprir o espaço em face do não chamamento da conferência nacional pelo Ministério da Cidadania.

A secretária Elisa Cleia Nobre, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), reforçou a importância das reuniões realizadas pelo conselho. “É sempre um prazer estarmos aqui reunidos para que a gente possa debater os assuntos pertinentes a política de assistência social. É um momento que contemplamos várias reflexões para que possamos avançar. É importante colocarmos ideias, fazendo uma reflexão sobre a assistência social. Nosso Estado tem sido referência na defesa e na condução dessa política e muitas metodologias que saíram de MS estão sendo utilizadas pelo País”, disse.

Presidente da Frente Parlamentar em defesa da Assistência Social, na Assembleia Legislativa de MS, o deputado estadual, Lídio Lopes, revelou sua surpresa ao saber que poucos estados do País possuíam a frente parlamentar específica.

“Confesso que é uma causa pela qual me apaixonei e temos lutado muito. Somente sete estados têm a frente parlamentar em defesa da assistência social. Estamos trabalhando com muito empenho, com a ajuda do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social de Mato Grosso do Sul (Coegemas) e da Sedhast, para mobilizarmos os demais estados. Na Assomasul, levamos as demandas do SUAS aos prefeitos. Fizemos esse apelo aos prefeitos para que tivessem um olhar diferenciado para assistência social e demandassem para que fossem alocados recursos na área. Iremos até o ministro [da Cidadania] para levarmos as reivindicações do SUAS, por meio de uma comissão de Mato Grosso do Sul. Sem dúvida essa é uma causa nobre”, finalizou.

Representando o Fórum Estadual das Entidades, Maria de Freitas, reforçou o ponto positivo do conselho estar próximo aos municípios, com um contato muito próximo. Assim como a representante do Fórum dos Usuários, Niulene Silva, e a representante do Fórum dos Trabalhadores, Marcia Ratti, também destacaram o importante papel das reuniões promovidas pelo CEAS. Sérgio Wanderly, presidente do Coegemas, também compôs a mesa de abertura da reunião realizada na última sexta-feira.

CEAS/MS

O Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (CEAS/MS) é um órgão estadual de deliberação colegiada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de caráter permanente, planejado e continuado de composição paritária entre governo e sociedade civil organizada, tendo como competência normatizar, consultar, fiscalizar e deliberar a gestão do SUAS. É vinculado à estrutura do órgão gestor estadual de assistência social – Sedhast, por meio da Superintendência da Política de Assistência Social (Supas).

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
GAL COSTA
Cornavirus
agecom - fullbanner