ALMS PI 383771260-x-120
Justiça Social

Presos iniciam reforma da 4ª escola estadual

Esta é a quarta escola beneficiada com o projeto "Pintando Educação com Liberdade".

7 julho 2015 - 12h59TJMS
A nova expressão, Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade, explica o diretor do Presídio Semiaberto da Gameleira, Tarley Cândido Barbosa, que coordena a execução das reformas, busca dar uma conotação mais próxima de tudo o que é feito na institu
A nova expressão, Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade, explica o diretor do Presídio Semiaberto da Gameleira, Tarley Cândido Barbosa, que coordena a execução das reformas, busca dar uma conotação mais próxima de tudo o que é feito na institu
Comper

Pelas mãos e com dinheiro dos presos, começou na última quinta-feira (2), a reforma da Escola Estadual Flavina Maria da Silva, localizada na rua Centro Oeste, nº 40, no bairro Jardim Botafogo. Esta é a quarta escola beneficiada com o projeto "Pintando Educação com Liberdade" que aliás, em razão da amplitude dos trabalhos desenvolvidos teve sua denominação alterada para "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade". Com mais esta reforma a economia proporcionada pelo Poder Judiciário para os cofres públicos do Estado já ultrapassa 1,2 milhão de reais.
A reforma é custeada com o dinheiro arrecadado por meio do desconto de 10% do salários dos presos que trabalham no regime semiaberto e aberto. O governo estadual já economizou mais de R$ 1 milhão com este projeto, pois o principal diferencial da iniciativa, como explica o seu idealizador, juiz Albino Coimbra Neto, titular da 2ª Vara de Execução Penal, “os próprios presos trabalham na obra e todos os custos com materiais são pagos com parte do salário deles e de outros apenados que estão empregados em órgãos públicos, parques e indústrias da cidade”.
A obra na escola Flavina Maria da Silva, que terá duração de 45 dias, contará com ações sustentáveis que garantirão a captação da água da chuva para a limpeza do pátio e irrigação de uma horta que será construída no local.
Orçada em R$ 97.000,00, a obra contemplará a reforma geral dos dois pavilhões de salas de aula, pavilhão administrativo e quadra de esportes coberta. Além disso, serão construídas duas coberturas, uma delas na entrada da escola e outra entre o pavilhão administrativo e as salas de aula, para que funcionários e alunos possam transitar mais facilmente em dias de chuva.
A nova expressão, Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade, explica o diretor do Presídio Semiaberto da Gameleira, Tarley Cândido Barbosa, que coordena a execução das reformas, busca dar uma conotação mais próxima de tudo o que é feito na instituição, "porque o projeto transcende a reforma estrutural. Ele proporciona dignidade aos servidores que lá trabalham, como também aos internos que têm a oportunidade de devolver para a sociedade uma justa remissão de pena". Além disso, explica Tarley, há toda uma mudança no próprio aluno que passa a dispor de um local de estudo que estimule a sua busca por conhecimento.
Em maio deste ano o "Pintando e Revitalização a Educação com Liberdade" conquistou o reconhecimento nacional, por meio da Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que destacou na sessão “Nosso Aplauso!”, em seu portal, a iniciativa inédita do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas