25 de junho de 2018 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
BANNERS - LEILÃO NELORE JMP
MATERIAIS NA WEB

Periódicos da UFGD passam a receber Certificação Internacional

O DOI representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, especialmente publicações em periódicos e obras protegidas por copyright

12 março 2018 - 16h00Da Redação
O DOI representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral
O DOI representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral - Divulgação

A partir de março de 2018, a Editora da UFGD passou a atribuir Digital Object Identifiers (DOIs) aos artigos das Revistas da UFGD, que estão disponíveis no Portal de Periódicos, no site da instituição. 

O DOI representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral, isto é, atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado. Trata-se de um sistema para localizar e acessar materiais na web – especialmente publicações em periódicos e obras protegidas por copyright, muitas das quais localizadas em bibliotecas virtuais.

Inicialmente, serão atribuídos DOIs para os números dos periódicos a partir de 2017, tendo em vista o início da avaliação quadrienal da CAPES. As atribuições serão de acordo com a ordem alfabética dos títulos das revistas.

Este trabalho somente foi viável graças a um acordo entre a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), a CrossRef – Agência oficial de registro de identificação de objetos digitais (DOI) e o Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (Ibict), que facilitaram o processo de depósito de DOIs da produção científica das instituições brasileiras. Na UFGD, o Escritório de Assuntos Internacionais ficou responsável pela tradução do termo que foi assinado pela Reitoria, formalizando este acordo.

De acordo com a ABEC, à qual a EDUFGD é afiliada desde 2009, a obtenção de um DOI para o sucesso de um artigo científico e a crescente necessidade da utilização da CrossRef para que esses mesmos trabalhos consigam ser localizados e referenciados da maneira exata, usar os dois serviços de maneira combinada, vem se tornando um diferencial necessário à boa divulgação dos estudos acadêmicos.

Para acessar os periódicos da UFGD, visite: https://portal.ufgd.edu.br/setor/editora/periodicos

ALMS CORTESIA
TJ MS