13 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
maracaju dengue
AO VIVO Acompanhe a transmissão do jornal GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Transmitido simultaneamente para as emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação
REGASTE DA LITERATURA

No Dia do Compositor crianças aprendem sobre Cordel em livro ilustrado

Publicação Mirim mostra através da Literatura de Cordel como se dá a harmonia homem-natureza; dia do compositor é comemorado em 15 de janeiro.

12 janeiro 2016 - 11h31Da redação com informações da assessoria
FAMASUL - SENAR

A obra, escrita pelo autor de mais de 10 livros infantis, César Obeid, conta através de sextilhas, setilhas e oitavas da Literatura de Cordel como é a vida no Sertão Nordestino, passando por temas que vão desde a natureza da região até o modo de vida das pessoas que moram lá.

Ilustrado com xilogravuras do artista Eduardo Ver, o livro conta através das imagens aspectos pouco conhecidos sobre este tipo de literatura, fazendo um apanhado histórico quando relata o seu surgimento em Portugal e instruindo os leitores de como se fazer rimas para um Cordel. Tudo de forma compreensível e bem divertida, para uma leitura prazerosa.

“Pra dar vida ao meu cordel,

vou rimar como é a vida:

vida tem de todo tipo,

vida boa ou bem sofrida,

gente, bicho e natureza,

para a vida eu sou torcida.”


De forma geral, Vida rima com Cordel é imperdível não só pela riqueza plástica que apresenta através das imagens, mas também por resgatar - principalmente no sul e sudeste – uma tradição que é muito praticada somente no nordeste do país: os poemas escritos em forma de Cordel. Dessa forma, ele possibilita um maior conhecimento cultural às crianças, ensinando-lhes desde pequenas as diferenças existentes no nosso país 

Sobre a Editora:A Mundo Mirim é uma editora voltada ao público infantil e juvenil cujas publicações para crianças e adolescentes têm o intuito de estimular o prazer de ler, fazer um apelo à imaginação e trazer à tona as grandes ideias que uma boa leitura desperta. Além disso, como a infância é uma fase de constante aprendizado, alguns livros também permitem abordagens didático-pedagógicas, um diferencial que amplia as possibilidades de aproveitamento das obras.

Conheça o autor - César Obeid adora a vida e tudo o que ela apronta. Adoro os bichos, a natureza e o ser humano! Nasceu na capital paulista, mas encantou-se com o trabalho dos poetas populares nordestinos. A partir de então, dedica-se muitos anos de trabalho à pesquisa e à difusão da literatura de Cordel e do Repente de viola. Sempre divirta-se muito quando escreve, improvisa ou conto histórias em Cordel. 

Banner Whatsapp Desktop
Cornavirus
agecom - fullbanner