maracaju
REGASTE DA LITERATURA

No Dia do Compositor crianças aprendem sobre Cordel em livro ilustrado

Publicação Mirim mostra através da Literatura de Cordel como se dá a harmonia homem-natureza; dia do compositor é comemorado em 15 de janeiro.

12 janeiro 2016 - 11h31Da redação com informações da assessoria

A obra, escrita pelo autor de mais de 10 livros infantis, César Obeid, conta através de sextilhas, setilhas e oitavas da Literatura de Cordel como é a vida no Sertão Nordestino, passando por temas que vão desde a natureza da região até o modo de vida das pessoas que moram lá.

Canal WhatsApp

Ilustrado com xilogravuras do artista Eduardo Ver, o livro conta através das imagens aspectos pouco conhecidos sobre este tipo de literatura, fazendo um apanhado histórico quando relata o seu surgimento em Portugal e instruindo os leitores de como se fazer rimas para um Cordel. Tudo de forma compreensível e bem divertida, para uma leitura prazerosa.

“Pra dar vida ao meu cordel,

vou rimar como é a vida:

vida tem de todo tipo,

vida boa ou bem sofrida,

gente, bicho e natureza,

para a vida eu sou torcida.”


De forma geral, Vida rima com Cordel é imperdível não só pela riqueza plástica que apresenta através das imagens, mas também por resgatar - principalmente no sul e sudeste – uma tradição que é muito praticada somente no nordeste do país: os poemas escritos em forma de Cordel. Dessa forma, ele possibilita um maior conhecimento cultural às crianças, ensinando-lhes desde pequenas as diferenças existentes no nosso país

Sobre a Editora:A Mundo Mirim é uma editora voltada ao público infantil e juvenil cujas publicações para crianças e adolescentes têm o intuito de estimular o prazer de ler, fazer um apelo à imaginação e trazer à tona as grandes ideias que uma boa leitura desperta. Além disso, como a infância é uma fase de constante aprendizado, alguns livros também permitem abordagens didático-pedagógicas, um diferencial que amplia as possibilidades de aproveitamento das obras.

Conheça o autor - César Obeid adora a vida e tudo o que ela apronta. Adoro os bichos, a natureza e o ser humano! Nasceu na capital paulista, mas encantou-se com o trabalho dos poetas populares nordestinos. A partir de então, dedica-se muitos anos de trabalho à pesquisa e à difusão da literatura de Cordel e do Repente de viola. Sempre divirta-se muito quando escreve, improvisa ou conto histórias em Cordel.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop