alms4
NEPOTISMO EM NIOAQUE

Após nomeação de pai e filho em cargo público, MPMS recomenda exoneração em até 10 dias

Segundo a Promotora de Justiça Mariana Sleiman, a nomeação do pai e do filho para ocuparem, simultaneamente, o cargo em comissão e função de confiança no município configura clara situação de nepotismo

9 novembro 2019 - 08h10Da Redação com MPMS
A Prefeitura de Nioaque tem o prazo de 10 (dez) dias úteis para informar a Promotoria de Justiça se cumpriu ou não a Recomendação
A Prefeitura de Nioaque tem o prazo de 10 (dez) dias úteis para informar a Promotoria de Justiça se cumpriu ou não a Recomendação - Foto: Divulgação

Após uma grande polêmica em torno da nomeação de pai e filho ocuparem o cargo público no município de Nioaque - aproximadamente 186 km de Campo Grande -, o MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) recomendou à Prefeitura de Nioaque a exoneração do servidor público municipal, para impedir e regularizar a atual situação de nepotismo no Poder Público.

Canal WhatsApp

Roney dos Santos Freitas havia sido encaminhado ao cargo de Diretor de Trânsito do Município de Nioaque, enquanto seu pai, Homero Santana Freitas é Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Nioaque. Foi estabelecido um prazo de 10 dias para a exoneração da função de Roney, e a proibição de ser encaminhado em qualquer cargo de comissão ou função de confiança enquanto Homero estiver no cargo público.


Prefeito de Nioaque Valdir Couto de Souza Júnior - Foto: Divulgação

A Promotora de Justiça Mariana Sleiman explica que na época foi criado o Departamento Municipal de Trânsito e que Roney dos Santos Freitas, que não é servidor efetivo da Prefeitura Municipal de Nioaque, mas sim Policial Militar cedido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul ao Município de Nioaque, tivesse sido criado especialmente para ser designado a exercer a função de Diretor de Trânsito no Município de Nioaque.

Promotora de Justiça Mariana Sleiman - Foto: Divulgação

Ainda segundo a Promotora, a nomeação do pai Homero Santana Freitas e do filho Roney dos Santos Freitas para ocuparem, simultaneamente, o cargo em comissão e função de confiança no Município de Nioaque, deixa claro situação de nepotismo, que é o favoritismo para inclusão de parentes em poder público.

A Prefeitura de Nioaque tem o prazo de 10 dias úteis para informar a Promotoria de Justiça se cumpriu ou não a Recomendação. Em caso de descumprimento, serão adotadas medidas cabíveis.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop