sebrae
TURISMO

Ministério do Turismo do Uruguai organiza lives no Instagram com chefes do Brasil

Uruguai desafia brasileiros a viajar através de sua gastronomia

26 junho 2020 - 11h34

Num delicioso amistoso chefs do Brasil e do Uruguai interagem por receitas típicas. As delícias uruguaias serão reproduzidas pelos brasileiros. Para o desafio, organizado pelo Ministério de Turismo do Uruguai, foram convidados profissionais renomados dos dois países, onde numa troca de receitas, o vizinho traz ao Brasil um pouco de sua cultura gastronômica.

Canal WhatsApp

Os chefs brasileiros reproduzirão as receitas diretamente de suas cozinhas, transmitidas ao vivo via “live” pelo Instagram Uruguai Natural (@uruguainatural). Os encontros ocorrerão as terças feiras, as 19h. A primeira receita, um guiso de peixe, será comandada da cozinha da chef Dayse Paparoto - vencedora do Primeiro MasterChef Profissionais no Brasil e tem um currículo excepcional, no dia 30 de junho as 19h. O prato típico da gastronomia uruguaia e presente em todas as cozinhas tradicionais do país, foi indicado por María Elena Marfetan – comandante da cozinha do emblemático Lo de Tere, localizado no luxuoso balneário de Punta Del Este.

Quando chega o inverno, os uruguaios são grandes fãs de ensopados e comidas de panela no geral. Existe uma grande variedade de pratos à base de lentilhas, feijão, grão-de-bico, aos quais se adiciona uma grande variedade de carne para fazer uma dieta rica em calorias.

No entanto, a chef uruguaia, María Elena Marfetan, trouxe como sugestão, para a primeira “live” de gastronomia, um guisado especial de peixe, a receita nasceu em La Paloma, emblemático balneário da região de Rocha, onde é tradicional fazer guisados de peixe. "Na minha casa chamamos este guisado de sopopó", diz a chef.


Sobre María Elena Marfetan

Nascida em Rocha, aos 8 anos iniciou suas atividades na cozinha com a mãe, no restaurante La Balconada, em La Paloma. Após terminado o ensino médio foi para Montevidéu e estudou gastronomia na Escola Superior de Gastronomia da capital uruguaia. Logo, passou uma temporada de 4 meses viajando pela França e Espanha, estudando os costumes gastronômicos dos dois paises.

Voltou ao Uruguai, onde trabalhou em um restaurante de Montevidéu e depois assumiu seu posto no restaurante Lo de Tere - destinado a ser referência na culinária terrestre e marítima do Leste uruguaio, bem como ser uma embaixada no departamento de Rocha. Desde 2001 a chef esta a cargo da cozinha de lá. María Elena Marfetán também queridinha e parceira do Brasil, é especialista em pratos com produtos da região, e entusiasta dos produtos de origem marítima.

Sobre Dayse Paparoto

Vencedora da primeira edição profissional do Masterchef Brasil (maior reality gastronômico da TV Brasileira). Formou-se em gastronomia no Senac de Águas de São Pedro (escola referência no segmento), cursou módulo de frutos do mar na reconhecida escola francesa Le Cordon bleu – em Paris e módulo de massas na One Day School com o Chef Matteo Ferroni – em Roma.

Com pouco mais de 16 anos de profissão, Dayse é Chef Revelação pela Veja SP (2009 e 2010), jurada do Bocuse D ́Or (maior concurso Gastronômico do mundo) e teve passagens pelos renomados restaurante Hotel Fasano, DueCuochi, Cucina, Nico pasta e Basta, Hotel Jequitimar Guarujá entre outros.

Não perca!

A segunda receita da série de “lives” será executada pelo chef paulistano e agora residente de Campo Grande André Nardo, proprietário do Domus Bistrô, restaurante especializado na culinária italiana localizado na capital do Mato Grosso do Sul. André é louco pelo o Uruguai e lembra com saudades dos chivitos, por isso ele foi desafiado pelo chef uruguaio Juan Pablo Clerici a executar a sua receita ao vivo no canal @uruguainatural. Será dia 7 de julho às 19h.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop