20 de janeiro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
BEEGEES
MEIO AMBIENTE

Imasul prepara termo de cooperação com o Amazonas para modernizar licenciamento ambiental de MS

O Imasul prepara um termo de cooperação técnica com o Ipaam para a viabilizar a implantação do sistema informatizado de licenciamento ambiental utilizado pelo Estado da região Norte.

10 dezembro 2019 - 06h07
A decisão foi tomada pelo diretor-presidente do Imasul, após encontro com o diretor-presidente do Ipaam, ocorrido na semana passada, em Manaus.
A decisão foi tomada pelo diretor-presidente do Imasul, após encontro com o diretor-presidente do Ipaam, ocorrido na semana passada, em Manaus. - (Foto: Divulgação)

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) prepara um termo de cooperação técnica com o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) para a viabilizar a implantação, em Mato Grosso do Sul, do sistema informatizado de licenciamento ambiental utilizado pelo Estado da região Norte.

A decisão foi tomada pelo diretor-presidente do Imasul, André Borges, após encontro com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, ocorrido na semana passada, em Manaus. A diretora de Desenvolvimento, Thaís Caramori, e o analista de Tecnologia da Informação, do Imasul, Ailton Oliveira, acompanharam a visita técnica.

“Nós fomos ao Amazonas conhecer o sistema informatizado de licenciamento e monitoramento ambiental utilizado pelo Ipaam. No Imasul, nós já temos o sistema da Outorga de Uso de Recursos Hídricos, o nosso Cadastro Ambiental Rural e o eFlorestal. Nosso objetivo agora é modernizar o licenciamento ambiental. Queremos dar mais celeridade na análise de processos de licenciamento, evitar análise subjetiva, informatizando o direcionamento, com modelos padrão de relatório, parecer e vistoria”, informou André Borges.

Segundo o diretor-presidente do Imasul, “esse foi o primeiro passo para nós viabilizarmos o termo de cooperação técnica para o intercâmbio de sistemas. O Amazonas tem um sistema de licenciamento ambiental que nos interessa e atende. Nós, temos o sistema de outorga de uso de recursos hídricos, que interessa ao Ipaam. O termo prevê a customização do sistema para a nossa realidade, de acordo com o nosso regramento de licenciamento ambiental. Esse trabalho será feito pela Universidade Federal de Lavras, que desenvolveu o software. A previsão é de que o sistema seja implantado em 2020”.