09 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
CERTIFICAÇÃO

IFMS divulga regras para certificação do ensino médio com base nas notas do Enem 2015

A instituição é a única a realizar a certificação no Estado.

12 janeiro 2016 - 13h20DA REDAÇÃO
HVM

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na última sexta-feira, 8, na Central de Seleção (www.ifms.edu.br/centraldeselecao), o edital com as regras para solicitação do certificado de conclusão do ensino médio e da declaração parcial de proficiência com base na edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A instituição é a única a realizar a certificação no Estado.
Os interessados já podem fazer a solicitação presencialmente em um dos sete campi da instituição habilitados. A partir de 25 de janeiro, o procedimento também poderá ser feito pela internet. Em ambos os casos, a emissão dos documentos será gratuita.
O prazo para atendimento é de até 30 dias para a declaração parcial e de até 45 dias para o certificado de conclusão, contados a partir da data de solicitação.
No caso das pessoas privadas de liberdade e jovens que cumprem medida socioeducativa com privação de liberdade, a requisição deve ser realizada pelo responsável pedagógico, conforme o disposto no edital.
Requisitos – Podem solicitar a certificação os candidatos que ainda não concluíram o ensino médio e que tenham completado 18 anos até a data da realização da primeira prova do Enem 2015 (24 de outubro do ano passado).
Também é necessário ter atingido, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame e 500 pontos na redação.
A declaração parcial de proficiência pode ser requerida por aqueles que obtiveram o mínimo de 450 pontos na área de conhecimento que deseja obter proficiência. Caso a declaração seja para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, é obrigatório que tenha atingido também, no mínimo, 500 pontos na redação.
Presencial – A solicitação pode ser feita presencialmente nas unidades do IFMS de segunda-feira à sexta-feira, conforme endereços e horários da tabela abaixo.
É necessário apresentar o requerimento, original e cópia do documento de identificação com foto, do CPF, e o boletim individual com as notas do Enem 2015.
A retirada do documento deve ser feita no campus onde foi feita a solicitação. Tanto para solicitação quanto para retirada, será aceita procuração com firma reconhecida.
Online – A solicitação pela internet deverá ser feita somente pelos candidatos que tenham escolhido uma das unidades do IFMS como certificadora no ato da inscrição para o Enem 2015.
A partir de 25 de janeiro, o interessado poderá acessar o sistema de certificação online e informar o tipo de certificado que deseja – o completo, para quem atingiu a pontuação mínima em todas as áreas do conhecimento, ou a declaração parcial.
Dados como nome, CPF, endereço de e-mail válido e telefone deverão ser informados. Também deve ser anexada uma cópia digitalizada de documento oficial de identificação com foto, conforme as regras dispostas no edital.
Após avaliação do pedido, a resposta à solicitação será enviada ao e-mail do interessado. Se deferido, o solicitante receberá o certificado ou declaração parcial para impressão.
A verificação de autenticidade dos documentos deverá ser feita no sistema de certificação, conforme procedimentos dispostos no edital.
Locais e horários de solicitação presencial 

 

Banner Whatsapp Desktop
agecom - fullbanner
Cornavirus