03 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
maracaju
EDUCAÇÃO

IFMS aplica exame de seleção a mais de 2 mil candidatos neste domingo

No exame de seleção 2016, são ofertadas vagas em cursos técnicos integrados de nível médio em dez municípios.

6 dezembro 2015 - 11h50DA REDAÇÃO
A previsão é que o resultado do Exame de Seleção seja publicado no dia 16 de dezembro.
A previsão é que o resultado do Exame de Seleção seja publicado no dia 16 de dezembro. - Divulgação
HVM

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aplica na manhã deste domingo, 6, o Exame de Seleção 2016, pelo qual são ofertadas vagas em cursos técnicos integrados de nível médio em dez municípios. Dos 2.634 inscritos, 2.273 compareceram aos locais de prova. O índice de abstenção é de 13%.

As provas são aplicadas simultaneamente em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Com início às 8h15, o Exame tem duração máxima de quatro horas. São 50 questões de múltipla escolha, das áreas de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais.

O gabarito deve ser divulgado nesta segunda-feira, 7, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao. Será eliminado o candidato que tiver obtido zero em qualquer uma das disciplinas.

O processo seletivo é organizado por uma comissão central, com o apoio de comissões locais nos campi da instituição.

Capital – Gustavo dos Santos, 14, é um dos candidatos ao curso mais concorrido da seleção, o técnico em Informática. São 632 inscritos para as 40 vagas ofertadas pelo Campus Campo Grande, com concorrência média de 15 candidatos por vaga.

Ele decidiu prestar a prova porque seu irmão mais velho já fez o Exame anteriormente. “Estudei bastante. Acho que o ensino no IFMS é difícil, mas vou dar o meu melhor”, garantiu o estudante.

Janaína de Jesus Lima, 14, é outra candidata que afirma ter estudado muito para prestar o Exame. Ela também tenta uma vaga no curso de Informática.

“Acho que a prova não vai estar difícil porque estudei muito. Espero aprender muita coisa no Instituto, acredito que vai ser diferente estudar lá”, apontou a estudante, que optou pelo IFMS por já conhecer pessoas que estudam no Campus Campo Grande.

“É bem concorrido porque o ensino é bom”, garante a candidata Júlia Vaz, 14, que optou pelo técnico em Mecânica porque foi o curso com o qual mais se identificou. “Acho que estudar no IFMS vai ser uma boa experiência para mim”, disse a adolescente.

Expectativas – Muitos pais acompanharam os filhos até o local de prova em Campo Grande.

A vendedora Eva Vilma Souza levou o filho Guilherme, 14, para tentar uma vaga no curso de Eletrotécnica. “Quero meu filho no IFMS porque o ensino é bom. Ele tem que começar desde novo a se dedicar, já que sem profissão a gente não é nada”, afirmou.

Já para Gilson Santiago, funcionário público, o diferencial do Instituto é o fato de ser uma instituição pública federal e de qualidade. “Conheço pessoas que já estudam no campus. Espero uma boa formação para meu filho. Foi ele que optou pelo curso de Informática, a tendência hoje é para essa área de tecnologia mesmo”, apontou.

Vagas – No total, o IFMS ofertou 1.060 vagas em dez municípios, nos cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Nesta modalidade de ensino, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica de maneira simultânea e integrada.

A previsão é que o resultado do Exame de Seleção seja publicado no dia 16 de dezembro. O ingresso dos estudantes selecionados ocorrerá no primeiro semestre letivo de 2016.

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)
Cornavirus
agecom - fullbanner