maracaju
INTERNACIONAL

Grandes chefs franceses homenageiam médicos com jantares especiais

A iniciativa, que busca oferecer pratos de restaurantes requintados para médicos e funcionários de hospitais que tiveram contato direto com a covid-19 na França

14 junho 2020 - 10h00
A ideia é encontrar uma fórmula para “agradecer à equipe médica” de forma contínua, diz Donckele
A ideia é encontrar uma fórmula para “agradecer à equipe médica” de forma contínua, diz Donckele - (Foto: BERTRAND GUAY / AFP)

O chef francês com três estrelas do Guia Michelin, Arnaud Donckele, vai homenagear um médico clínico em seu restaurante em Saint-Tropez, no sul da França, assim como estão fazendo dezenas de seus colegas engajados na campanha “Para que não os esqueçamos", em um momento em que a epidemia do coronavírus está recuando na França.

Canal WhatsApp

Cerca de 30 chefs franceses, incluindo outros premiados com três estrelas Michelin, como Yannick Alleno, Guy Savoy, Emmanuel Renaut, Georges Blanc, Laurent Petit e Chistophe Bacquié, participam dessa operação.

A iniciativa, que busca oferecer pratos de restaurantes requintados para médicos e funcionários de hospitais que tiveram contato direto com a covid-19 na França, foi lançada na segunda-feira 8 com a intenção de durar até o final do ano, com o apoio do Guia Michelin e da gigante de luxo LVMH.

Um menu de três estrelas de 210 euros será oferecido aos hóspedes a partir do final de junho. O cardápio inclui entradas feitas com 27 legumes de produtores locais, capturas do dia, cordeiro, amoras, sobremesa e vinho.

Cerca de 500 mesas já estão disponíveis e “100 membros da equipe médica e hospitalar enviaram e-mails em apenas uma hora”, aceitando o convite, disse a humorista francesa Anne Roumanoff, que dirige a Associação Solidariedade com a Equipe Médica, que será responsável pela alocação de refeições.


Funcionária do restaurante La Vague d'Or, em Saint-Tropez, na França Foto: Instagran/La Vague d'Or

A ideia é encontrar uma fórmula para “agradecer à equipe médica” de forma contínua, diz Donckele, também intitulado “Chef do Ano 2020” pelo guia Gault & Millau, e cujo restaurante La Vague d'Or, em Saint-Tropez, tem data de abertura prevista para o dia 18.

Na França, durante a pandemia e o confinamento, os proprietários e gerentes de restaurantes levaram refeições diretamente para os funcionários da Saúde que trabalham em hospitais. / AFP

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop