ALMS PI 383771260-x-120
EDUCAÇÃO

Fiems e UFMS firmam parceria em educação, robótica e saúde e segurança do Trabalho

O Senai vai doar dois contêineres para a UFMS, com capacidade para 40 alunos cada, que servirão para estruturar o curso de Direito que será aberto na instituição de ensino no município de Coxim

11 julho 2018 - 14h11Da redação com assessoria
Foto: Divulgação
Comper

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, assinou, na noite de ontem (10/07), termo de doação e protocolo de intenções com o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Augusto Santos Turine, para promover intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural entre as duas instituições, visando à formação e especialização dos docentes, alunos e técnicos da Universidade, do Sesi e do Senai. Os documentos também foram assinados pelo superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, e pelo diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo.

O Senai vai doar dois contêineres para a UFMS, com capacidade para 40 alunos cada, que servirão para estruturar o curso de Direito que será aberto na instituição de ensino no município de Coxim. Já o Sesi, por meio da área de educação e do Centro de Inovação, que atua na área de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, e a UFMS vão desenvolver pesquisas, programas para estudo de pós-graduação, intercâmbio de pessoal docente e técnico-administrativo e de estruturas, realizar cursos, seminários e simpósios e outros eventos, além de trocar material bibliográfico e publicações.

No ato das assinaturas, Longen destacou a demanda urgente das indústrias por ferramentas tecnológicas que resultem em processos mais inovadores, o que, segundo ele, será concretizado somente com parcerias com as universidades. “A UFMS, por meio de seu reitor Turine, tem avançado com as áreas técnicas da Fiems e os resultados têm sido satisfatórios, mas precisamos avançar mais. As empresas e nossos alunos têm necessidades de tecnologias e um ambiente mais inovador para colocar em prática o que estão aprendendo, e esta é uma ótima oportunidade de unir a educação com a base da produção”, avaliou.

Para o reitor da UFMS, Marcelo Turine, a parceria com o Sesi e Senai será estratégica para ampliar a competitividade de Mato Grosso do Sul. “Este é um dia importante tanto para a UFMS, quanto para a Fiems, que vão estreitar as ações em diversas frentes e que serão estratégicas para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com avanço nos negócios e empresas do nosso Estado”, pontuou.

Superintendente do Sesi, Bergson Amarilla explica que a parceria na área de educação será voltada para o ensino de robótica nas escolas da instituição. “Os alunos do Sesi já participam da Olimpíada de Robótica em parceria com a UFMS e agora essa parceria foi formalizando, elevando o nível técnico dos nossos estudantes. Na área de SST também já desenvolvemos um trabalho, já que a universidade conta com profissionais de alto nível que agregam ao nosso projeto, pesquisas e trazem mais conhecimento”, disse.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, acrescenta que a doação vai contribuir para a expansão da UFMS para o município de Coxim. "O Senai vai doar dois contêineres, com capacidade para 40 alunos cada, e UFMS vai levà-los até Coxim, onde será aberto o curso de Direito pela instituição. Com essa parceria de longa data, atendemos essa demanda, que foi aprovada em reunião do conselho e hoje foi consolidada com a assinatura do termo de doação", afirmou.

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo link.

Banner Whatsapp Desktop