segov dengue
EDUCAÇÃO

Festival de ginástica da Reme contribui com a socialização e desperta crianças para vida saudável

18 junho 2018 - 16h54
Comper

Foco, concentração e muita determinação. Quem esteve na escola Professor Vanderlei Rosa, no sábado (16), teve a oportunidade de conferir a garra dos alunos que frequentam as aulas de ginástica rítmica e artística, oferecidas pela Deac (Divisão de Esporte, Arte e Cultura) da Rede Municipal de Ensino. Durante todo o dia, eles participaram do festival que contemplou as duas modalidades e mostrou aos pais e comunidade escolar, os benefícios que estas atividades proporcionam às crianças.

Apesar de não ter caráter de competição, alunos de 22 escolas da Reme que dispõem das modalidades encararam o festival como uma competição e se empenharam para mostrar o que aprenderam neste primeiro semestre. Uniformes coloridos, maquiagem e cabelo impecáveis, as meninas deram um show de graça e delicadeza, exibindo uma postura de atletas.GinásticaSemed (2)

Com a arquibancada repleta de famílias, o que não faltou foi torcida para os 150 participantes, que se apresentaram nas categorias infantil e pré-infantil em provas individuais e em grupo. De acordo com o professor Gerson Falcão Acosta, apesar de o evento não ter enfatizado a disputa, os alunos precisaram apresentar pelo menos dez elementos obrigatórios de cada modalidade.

Segundo o professor, o objetivo do evento é fomentar a ginástica entre os alunos. “Ao todo temos 29 unidades oferecendo um dos dois tipos de ginástica e queremos divulgar estas atividades, mas para participar dos projetos, o aluno precisa manter as boas notas”, ressaltou.

Vida saudável

Dedicadas, as amigas Fernanda Ribeiro, de seis anos e Isabela Dantas, de oito anos, praticam a ginástica artística na escola municipal José Rodrigues Benfica, onde estudam. Fernanda, que se interessou pelo esporte depois que pai fez sua inscrição, diz que hoje não se vê sem os treinos. “Faço os exercícios até em casa”, contou.

Há dois anos praticando, ela disse que já está se interessando por outros esportes, como natação e vôlei. “Adoro a ginástica. Foi um pouco difícil no começo, mas meu professor ajudou muito”, revelou Fernanda.

Já Isabela começou no esporte graças ao incentivo de uma amiga e hoje ela não perde um evento da Reme. “É muito bom para o corpo, a gente se movimenta e ficamos fortes”, destacou.

Os benefícios para a saúde foi o que motivou o pai de Fernanda, o marceneiro, Nilson Ribeiro, a incentivar a participação da filha nas modalidades. “É importante a criança não ser ociosa e cuidar da saúde desde cedo para evitar doenças”, pontuou.Ginástica-2-768x432

Outro ponto positivo dos projetos esportivos da Reme citado por ele, é a união das famílias. “Saio da minha loja para ir com ela nas apresentações. Os pais precisam dar esse apoio porque estes projetos unem a família e nós temos que acompanhar os filhos”, disse.

Para a professora Margarida Vieira da Costa, mãe de Ana Rita, de 9 anos, da escola Professor Licurgo de Oliveira Bastos, a perda da timidez da filha foi o melhor benefício que a modalidade proporcionou. “Ela que pediu e se interessou não quis sair mais. A timidez dela melhorou muito. Ela nunca participava de eventos públicos e mal conversava, agora participa de todos os eventos e disse que se tiver oportunidade vai continuar no esporte”, afirmou.

O chefe da Deac, Marcos Antônio Lopes, disse que o festival foi uma espécie de “esquenta”, para os demais eventos que reúnem as duas modalidades no segundo semestre, como a Ginástica de Gala, o Jires (Jogos Infantis da Reme) e Jeres (Jogos Escolares da Reme).

“Estes eventos têm foco na competição, mas a proposta de nossos projetos é a integração familiar e o desenvolvimento harmonioso da saúde física e social, o que leva a uma educação plena”, finalizou.

 

Banner Whatsapp Desktop