04 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
QUARENTENA

Estrutura mantida pelo Imasul na Quarentena possibilita reprodução de peixes em cativeiro

Os peixes estão em quarentena na estrutura construída no quartel da Polícia Militar Ambiental (PMA)

30 dezembro 2015 - 07h11Da redação
Divulgação
HVM

Os peixes que estão em quarentena na estrutura construída no quartel da Polícia Militar Ambiental (PMA) a espera da conclusão do Centro de Estudos e Pesquisas da Ictiofauna Pantaneira (Cepric) – conhecido como Aquário do Pantanal – já começaram a se reproduzir em cativeiro. A informação foi repassada ao secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, durante visita ao local, feita na semana passada. “Essa novidade é fruto do empenho e da capacitação técnica dos servidores do Imasul e aos pesquisadores que estão envolvidos diretamente com a manutenção da Quarentena”, disse o secretário.

Segundo o coordenador da Quarentena, o ictiólogo Eriberto Gimenes Junior “temos hoje uma estrutura de quarentena em condições adequadas para a manutenção dos peixes. No inventário que concluímos em 24 de novembro foram contabilizados 7.445 indivíduos de 181 espécies. Temos 112 espécies pantaneiras e outras vindas da África, Austrália, Amazônia e Oceania”.

“Conseguimos reproduzir com sucesso 16 espécies de peixes, sendo oito delas pantaneiras, inclusive as arraias, que são de grande potencial ornamental e muito difíceis de reprodução em cativeiro. Reproduzimos ainda 8 espécies exóticas, algumas delas nunca antes reproduzidas em cativeiro”, informou Eriberto Gimenes. Sobre o sucesso com a reprodução dos peixes em cativeiro, o coordenador credita o êxito “à toda equipe envolvida com a Quarentena, que é muito capacitada tecnicamente e ao Imasul, que nos proporcionou a estrutura adequada de quarentena, tanques enriquecidos com filtragem adequada da água e outras condições”, concluiu Eriberto.

Em 30 de junho deste ano, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), assumiu a Quarentena. Desde então, várias adequações foram realizadas na estrutura e equipamentos foram adquiridos pelo Imasul a fim de que o local possa oferecer as condições necessárias para a sobrevivência e manutenção dos peixes – atualmente os tanques e aquários da Quarentena abrigam 7,4 mil exemplares.

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)
Cornavirus
agecom - fullbanner