05 de julho de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Saraiva de Rezende - SR Construtora
EDUCAÇÃO

Escolas da Autoria abrem as portas neste sábado para a comunidade

13 maio 2017 - 05h30
O evento prevê o aprimoramento das relações interpessoais entre escola e comunidade escolar
O evento prevê o aprimoramento das relações interpessoais entre escola e comunidade escolar - O evento prevê o aprimoramento das relações interpessoais entre escola e comunidade escolar

Campo Grande (MS) – As 12 Escolas da Autoria com ensino médio em tempo integral realizam neste sábado (13) a partir das 7h30, o encontro “Família e Escola”, uma ação da Secretaria de Estado de Educação (SED) desenvolvida para que as famílias participem mais ativamente da rotina escolar. Chamado de “Escola da Autoria de Portas Abertas”, o evento prevê o aprimoramento das relações interpessoais entre escola e comunidade escolar, além de apresentar e divulgar para a comunidade o modelo “Escola da Autoria”.

Mais do que ampliar o tempo de permanência dos jovens na escola, os pesquisadores vieram à Capital participar do “Colóquio Internacional sobre Segurança Pública A Escola da Autoria promove a formação para a vida, buscando ampliar as referências do estudante com relação aos valores e princípios que ele constitui ao longo de sua vida nos diversos meios com os quais interage; desenvolve um conjunto pleno de competências cognitivas, bem como um conjunto de outras competências essenciais nos domínios da emoção e da natureza social; e contribui para a redução do índice de abandono e aumenta a aprovação dos estudantes no ensino médio da Rede Estadual de Ensino.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul adotou o modelo da Escola da Escolha. A proposta trabalha sobre a perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século 21. Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atende de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas experimentais e ambientes de aprendizagem entre outras práticas.

Em Mato Grosso do Sul, a Rede Estadual de Ensino conta com 12 Escolas da Autoria de ensino médio em tempo integral:

Campo Grande

EE Amélio de Carvalho Baís;

EE Professor Emygdio Campos Widal;

EE José Barbosa Rodrigues;

EE Lúcia Martins Coelho;

EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha;

EE Severino de Queiroz;

EE Maria Constança Barros Machado

EE Waldemir Barros da Silva

Corumbá

EE Julia Gonçalves Passarinho

Dourados

?EE Rita Angelina Barbosa Silveira

Maracaju

EE Padre Constantino do Monte

Naviraí

EE Presidente Médici

Texto e foto: Emília Dorsa – Secretaria de Estado de Educação (SED)