
Duas fortes equipes de robótica do Centro Universitário da FEI desembarcam nos próximos dias na China para disputar a RoboCup 2015, o maior evento do setor do mundo, que ocorre de 17 a 23 de julho. A equipe de robótica da Small Size League, pentacampeã nacional e tricampeã latino-americana (de 2010 a 2014) e a equipe de robôs Humanoides, campeã nacional e latino-americana (2014) participarão de competições de robôs móveis

A equipe Small Size – SSL começou a competir no mundial em 2009, na Áustria e, em 2012, chegou nas quartas de finais, na disputa no México, figurando entre as oito melhores equipes do mundo. Participou da RoboCup também nos anos 2010 (Singapura), 2011 (Turquia), 2013 (Holanda) e 2014 (Brasil). Já a equipe Humanoide – HL é bem recente. A primeira competição que enfrentou foi no ano passado, no mundial da RoboCup, em João Pessoa/PB. As duas equipes de robótica são formadas por alunos de graduação em Elétrica, Mecânica, Computação e Automação & Controle e de pós-graduação, mestrado e doutorado, em Eng. Elétrica.
“Para nós, participar dessa disputa é uma experiência incrível. A equipe SSL tem chance de avançar de fase, mas enfrentará bons rivais e desafios. Na categoria SSL, as melhores são as equipes americanas, chinesas e tailandesas; na HL, as alemãs. Mas o mais importante nem é ganhar disputas. Para os alunos não há aprendizado melhor do que esse, o de vivenciar a atuação e os trabalhos dos competidores. Vamos com um posicionamento humilde de aprendizagem, o que vier de classificação será bem-vindo”, diz o professor Flavio Tonidandel, coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI.
Para participar da RoboCup 2015, as equipes trabalharam duro para aperfeiçoar ainda mais os robôs. Foi melhorado o sistema de recepção da bola dos robôs da equipe SSL; e o caminhar e a corrida, inclusive em cima de grama sintética, dos robôs da equipe HL. “Todos os anos os robôs são aperfeiçoados e melhorados em algumas coisas”, completa o professor.
Os robôs da SSL foram desenvolvidos ano após ano, desde 2005. São placas eletrônicas que controlam quatro motores brushless e permitem ao robô movimentos omnidirecionais, ou seja, andar em qualquer direção. Os motores e o robô estão sob uma estrutura de metal, alumínio aeronáutico, que comporta as rodas omnidirecionais, sistema de chute e demais componentes. Já os robôs Humanóides começaram a ser construídos em 2007, também ano a ano, como iniciação científica, e foram concluídos em 2013. Eles são montados com peças de metal, alumínio aeronáutico e peças feitas em impressoras 3D. Comportam um completo sistema de mais de 20 servomotores, que permitem o caminhar e a movimentação do robô. Ainda dispõem de uma câmera para localização e um computador para processar os movimentos.
Para o aluno de graduação em Engenharia Elétrica, Danilo Pucci Smokovitz, da equipe SSL, ir para uma competição desse porte na China, representando a FEI, é uma grande responsabilidade. “Essa é uma oportunidade única, e este ano o robô tem jogadas de escanteio, domina melhor a bola. Quando chegarmos lá, teremos uns três dias para treinar os robôs, pois a nossa disputa começa só no dia 22”.
Além de Danilo Pucci Smokovitz, a equipe do Small Size que vai para a China, é formada pelos alunos Caio Braga Jose e Andre Oliveira da Silva. Fazem parte da equipe HL, que participa da RoboCup 2015, Isaac Jesus da Silva, Claudio de Oliveira Vilão Junior e Vinicius Nicassio Ferreira.
A FEI tem tradição em investimento em Robótica, área em que detém grande expertise, organizando eventos, desenvolvendo pesquisas – seus alunos representam a Instituição nos mais importantes campeonatos nacionais e internacionais.
