19 de agosto de 2018 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Banner - Campanha Doe Sangue 09.08 até 16.08
EDUCAÇÃO

Diretores da Reme recebem orientações sobre a segunda etapa do Censo Escolar

Durante a capacitação, os técnicos da Semed estão apresentando o sistema de coleta de dados e passando as orientações para que a apuração das informações seja feita com precisão

15 fevereiro 2018 - 09h35
A coleta dos dados é fundamental para que a Semed e o Ministério da Educação possam compreender a situação educacional do município e com isso acompanhar a efetividade das políticas públicas
A coleta dos dados é fundamental para que a Semed e o Ministério da Educação possam compreender a situação educacional do município e com isso acompanhar a efetividade das políticas públicas - Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande

Diretores e secretários de escolas e Ceinfs da Rede Municipal de Ensino (Reme) estão passando por uma capacitação nesta quinta (15) e sexta-feira (16), quanto a segunda etapa da coleta do Censo Escolar, na qual devem ser informados os dados de rendimento e movimento escolar alcançados pelos alunos declarados no sistema EducaCenso, durante a primeira etapa da coleta, que foi referente a matrícula inicial e que teve a capacitação oferecida no ano passado.

Segundo a responsável pela gerência de Informações Gerenciais, Delfina Melgarejo, é importante inserir de forma correta no sistema os dados coletados, pois eles são utilizados para compor o cálculo do Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é o indicador de qualidade educacional que alia informações de desempenho dos estudantes em exame padronizados, como a Prova Brasil, com informações sobre o rendimento escolar.

Durante a capacitação, os técnicos da Semed estão apresentando o sistema de coleta de dados e passando as orientações para que a apuração das informações seja feita com precisão. É preciso relatar toda a movimentação do aluno, desde transferências, abandono escolar, reprovações e aprovações. Cada atividade deve ser explicada em detalhes pelo profissional que for alimentar o sistema.

A coleta dos dados é fundamental para que a Semed e o Ministério da Educação possam compreender a situação educacional do município e com isso acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Todas as informações obtidas interferem de forma direta no valor das verbas enviadas ao município e na forma de aplicá-las, além de facilitar no desenvolvimento de projetos na área da Educação.

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já tem seus candidatos para as eleições de 2018?

Votar
Resultados
VAZIO SANITÁRIO