04 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Conquistas PMCG
GASTRONOMIA NACIONAL

Chef campo-­grandense concorre a capa da revista Prazeres da Mesa

Essa é a primeira vez que um chef de Mato Grosso do Sul está na disputa. A votação para escolha da capa é online e pode ser feita até 26 de novembro.

20 novembro 2015 - 14h59Suelen Morales
Paçoca de pilão com queijo Braz Mato­grossense e pimenta glaceada sobre hóstia, prato que concorre à capa da revista Prazeres da Mesa, leva ingredientes regionais.
"Paçoca de pilão com queijo Braz Mato­grossense e pimenta glaceada sobre hóstia", prato que concorre à capa da revista Prazeres da Mesa, leva ingredientes regionais. - Divulgação
HVM

Em sua 12ª edição na capital paulista, o Mesa Ao Vivo promoveu de 3 a 5 de novembro uma grande festa da gastronomia brasileira. Os pratos selecionados durante o evento concorrem agora a capa da edição de dezembro da revista "Prazeres da Mesa". Entre eles, está o prato do Chef campo-grandense Paulo Coelho Machado Neto.

A votação para escolha da capa é online e pode ser feita até o dia 26 de novembro pelo link https://prazeresdamesa.typeform.com/to/boXPZ7 . Será considerado apenas um voto por pessoa. Serão eleitas 2 capas de cada bloco (8 no total) para a fase final.

Essa é a primeira vez que um chef sul-­mato­-grossense concorre a capa da revista Prazeres da Mesa. "Fico feliz em representar o estado de Mato Grosso do Sul, diante de vários nomes da gastronomia nacional. Isso mostra que a culinária do centro­oeste e da nossa região têm sido observadas e têm ganhado visibilidade", confessa o Chef Paulo Machado.

O prato "Paçoca de pilão com queijo Braz Mato­grossense e pimenta glaceada sobre hóstia" é apresentado sobre colher da etnia Waurá­Xingu usada para fazer beiju. E foi escolhido especialmente pelo chef para o concurso.

"Eu procuro valorizar os ingredientes regionais. Nesta receita usamos o queijo Braz de Cuiabá , a farinha de mandioca da Furnas do Dionisío, farofa de paçoca e geleia de pimenta das índias Terenas que ficam ali no mercadão municipal de Campo Grande", revela.

Apesar de já ter feito pesquisas em lugares como França, Etiópia, Quênia, Uruguai e Peru, o Chef afirma que entre as suas preferências está a cozinha brasileira. "A que eu mais aprecio é a nossa cozinha brasileira, em especial a mineira, baiana e pantaneira", diz.

Paulo Coelho Machado Neto formou­se em Direito, cursou pós­graduação em Direito Ambiental, trabalhou em Mostras de Cinema e há 10 anos resolveu se dedicar a uma de suas grandes paixões ­ se não a maior delas­: a Gastronomia.

Ele conta que teve certeza de qual caminho seguir quando foi trabalhar pela primeira vez no restaurante Julia Cocina, em São Paulo.

"Sempre gostei de cozinhar e queria mudar de área. Quando comecei a trabalhar no restaurante, eu me apaixonei", conta.

Em 2009 teve seu Projeto de Estudos Científicos sobre o Pantanal financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul. Hoje, este material faz parte do acervo da Fundação de Cultura de MS e contém documento com 50 receitas e saberes locais específicos da cozinha da região.

Como professor de Gastronomia, Paulo leciona em várias Universidades Nacionais e Internacionais, bem como no curso para Capacitação de Jovens Cozinheiros: Gastromotiva em São Paulo. Possui participação em três publicações nacionais lançadas em 2011 e faz parte do movimento para alimentos bons, limpos e justos, conhecido como Slow Food.

No ano de 2010, ele inaugurou o Instituto Paulo Machado para pesquisas na área de alimentação, no intuito de investir e oferecer cursos, palestras e consultorias na área, além do evento “Arte na Figueira” que une Arte e Gastronomia no Centro­Oeste do Brasil.

Neste ano de 2015, o instituto encerra o projeto de pesquisa com pimenta realizado em todo o Brasil. Já para o próximo ano, o Chef faz suspense sobre qual ingrediente fará parte da nova pesquisa. "Estamos estudando um ingrediente especial para as pesquisas de 2016. Agora em dezembro finalizaremos o estudo sobre as pimentas brasileiras", finaliza.

Conheça o Instituto Paulo Machado: https://www.facebook.com/InstitutoPauloMachado/?fref=ts

 

 

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)
Cornavirus
agecom - fullbanner