
As escolas municipais Elpídio Reis, Nagen Jorge Saad, Eduardo Olímpio Machado e o Centro de Educação Infantil Lúcia Ângela de Castro Costa, conquistaram premiação pelo concurso “Aprender na escola, na cidade e com as pessoas”, realizado pelo Detran.

Durante todo o ano de 2015, os alunos trabalharam a importância de seguir e transmitir as leis de trânsito para gerar segurança e paz nas ruas, desenvolvendo atividades pedagógicas com o Detran e a Agetran na escola.
Intitulado “Agentes Secretos do Trânsito”, o projeto do Ceinf Angela Lucia de Castro, foi sucesso na região do Monte Castelo e acabou vencendo o concurso em primeiro. Foi o único Ceinf a conquistar premiação e as professoras Maria Mara Rodrigues, Ana Paula Guimarães Daniel, Maria Thereza Alfonso, foram responsáveis pelo projeto.
“Nós fomos às ruas com a missão de entregar panfletos e conscientizar os motoristas que estavam dirigindo nas ruas do entorno da escola. Além disso, as crianças levaram tarefas para fazer em casa com os pais, avós, tios. Proporcionar essas atividades reforça o aprendizado”, conta Maria Mara Rodrigues.
Na mesma categoria a escola Elpídio Reis conquistou o terceiro lugar pelo projeto “Sistema dinâmico de melhoria continua”, que também trabalhou as questões das Leis do trânsito com toda a educação infantil. Sandra Souza, Leocadia Feliciani e Alice Lima foram as docentes responsáveis.
Pela categoria “Profissional do Ensino Fundamental” a escola Eduardo Olímpio Machado foi campeã em primeiro lugar. O projeto expôs para os alunos e a comunidade a importância do tema que “representa um dos maiores desafios da humanidade”, segundo as professoras Ana Cristina Neves, Cristiane Lahdo e Renata Angelozzi, que desenvolveram o projeto.
Em terceiro lugar, na mesma categoria, ficou a escola Nagen Jorge Saad, que fomentou a temática ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). “O trânsito pode ser inserido de forma transversal e os conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar”, explica a professora Renata Angelozi, junto às colegas de projeto Angélica Pisoni e Walkiria Soares.
