segov-bemfeito
JUVENTUDE

Campo Grande é referência em políticas públicas para jovens no encontro de gestores do Nordeste

Principais temas abordados foram: Painel Políticas de Juventude: Avanços, Desafios e Novas Perspectivas

22 fevereiro 2019 - 13h54
Segundo o presidente da FOMJUVE, Maicon Nogueira, a dedicação e união de todos em prol da juventude brasileira é primordial para alcançar grandes resultados
Segundo o presidente da FOMJUVE, Maicon Nogueira, a dedicação e união de todos em prol da juventude brasileira é primordial para alcançar grandes resultados - Foto: Divulgação
Comper

A Prefeitura Municipal de Campo Grande está sendo representada pelo subsecretário de políticas para Juventude e presidente do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude, Maicon Nogueira, no I Encontro de Gestores de Juventude do Nordeste em Olinda – PE.

Principais temas abordados: Painel Políticas de Juventude: Avanços, Desafios e Novas Perspectivas

O evento tem como objetivo oferecer soluções aos gestores para serem aplicadas a cada município. Segundo o presidente da FOMJUVE, Maicon Nogueira, a dedicação e união de todos em prol da juventude brasileira é primordial para alcançar grandes resultados.

O Subsecretário de Juventude, Maicon Nogueira, a convite da ONU-Habitat e do Fórum Nacional de Secretários de Juventude, apresentou os resultados obtidos pela Prefeitura de Campo Grande com o Programa Levanta Juventude, que serviu como modelo de gestão para os mais de 80 gestores presentes.

Na programação do I Encontro de Gestores de Juventude do Nordeste, a secretária Nacional da Juventude Jayana Nicaretta, apresentou um painel sobre os avanços, desafios e novas perspectivas, no qual falou sobre o bônus demográfico, a Agenda Juventude 4.0 e sobre a 4ª Revolução Industrial, a atual diretriz para o planejamento das políticas públicas voltadas a empregabilidade.

“A secretaria está montando uma Agenda Juventude 4.0, inovadora que prepara os jovens para as novas competências do futuro. A razão pela urgência da agenda da empregabilidade, é que a partir da era digital, os empregadores brasileiros estão demandando novas competências dos nossos jovens”, pontuou.

Na ocasião, o Subsecretário de políticas para Juventude e Presidente da FOMJUVE, Maicon Nogueira, destacou o Programas Levanta Juventude e Telecentro 2.0 que em apenas 2 anos passaram mais de 4,5 mil jovens, inseridos nos três pilares da formação; a capacitação, orientação e empregabilidade.

“No início tínhamos 7 jovens em sala de aula, hoje capacitamos um total de mais 4 mil em apenas 2 anos.” Destaca Maicon.

Com o projeto e planejamento de sua gestão em mãos, a secretária nacional de Juventude, Jayana Nicaretta da Silva comentou do mapeamento feito de 109 programas do Governo Federal que envolvem o tema juventude.

“Dentre essas ações, selecionamos os 12 mais relevantes e importantes para o tema da empregabilidade. São eles hoje, programas que envolvem o Ministério da Educação, o Ministério da Cidadania e o Ministério da Ciência e Tecnologia”, disse Jayana.

Participam do evento, a secretária nacional de Juventude, Jayana Nicaretta da Silva; o prefeito do município, Professor Lupércio; o vice-prefeito, Márcio Botelho; o secretário de Educação da Cidade de Olinda, Paulo Roberto; o representante da Organização das Nações Unidas, Alex Armênio.

Banner Whatsapp Desktop