A Associação de Moradores do bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, recebeu na quinta-feira (10) o plantio de 50 árvores nativas do cerrado. As espécies de ipê, paineira e cedro foram cultivadas e doadas pela Águas Guariroba, que mantém um viveiro na maior estação de tratamento de esgoto da cidade, a ETE Los Angeles. O local tem capacidade para produzir mais de 50 mil mudas por ano.

As árvores foram plantadas na sede da associação e ao redor da praça do bairro. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Jânio Batista Macedo, as mudas contribuem para despertar na comunidade a importância da valorização da natureza e o compromisso com a manutenção do meio ambiente. “No passado toda esta região já foi fazenda e hoje é um residencial. Com o plantio, estamos resgatando a natureza do local e valorizando a vida, envolvendo nossos jovens e toda a comunidade”, declarou. Moradores que participam dos diversos cursos e atividades da associação fizeram o plantio no local.
“Podemos usar a associação de moradores como um veículo de participação e conscientização de que os problemas tem que ser resolvidos por eles mesmos, com o jovem sendo agente de ações que venham melhorar o seu meio ambiente. O nosso objetivo é este: de que eles estejam conscientes que suas ações trarão benefícios para eles e para a própria comunidade”, avaliou Maria Alzira de Moraes Cunha, professora do ProJovem, que leva ensino básico para jovens e adultos do bairro.
Moradora há cerca de 35 anos da região do Maria Aparecida Pedrossian, Izabel Lopes da Silva Barros, lembra que a participação da comunidade é importante para o bem-estar de todos. “Agora que nós vemos um surto de dengue, temos que estar ainda mais atentos com a limpeza e organização do nosso bairro. Moro em frente a uma reserva, cuido bem de lá, vejo os animais, a natureza, acho importante a gente preservar. Quando plantamos uma árvore, além de ser uma atitude bonita, estamos ajudando a preservar o meio ambiente”, observou.
