05 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
CIDADANIA

Ação Cidadania encerra ano com 46 mil atendimentos em Campo Grande

O novo formato do Programa Ação Cidadania levou aos bairros os serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania e cultura.

6 dezembro 2015 - 09h00DA REDAÇÃO
O Programa Ação Cidadania tem duas etapas
O Programa Ação Cidadania tem duas etapas - Divulgação
HVM

Com público de 2.200 pessoas e 7.883 atendimentos realizados neste ultimo sábado (05/12), das 8 às 15 horas, na região do Bairro Dom Antônio Barbosa, o novo formato do Programa Ação Cidadania, que leva aos bairros de Campo Grande os serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania e cultura, bem como os cursos de qualificação profissional do Sesi e Senai e o encaminhamento para estágio feito pelo IEL, encerra o ano com público de 11.351 pessoas e 46.538 atendimentos nas regiões do Aero Rancho, São Conrado, Santa Luzia, Nova Lima, Jardim Noroeste e Dom Antônio Barbosa.
 
Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, finalizamos o ano com um número expressivo de público e atendimentos, o que demonstra o sucesso da Ação Cidadania. “A população das regiões do Aero Rancho, São Conrado, Santa Luzia, Nova Lima, Jardim Noroeste e Dom Antônio Barbosa souberam aproveitar essa iniciativa da Fiems, Sesi e TV Morena com apoio de mais de 30 parceiros nas seis edições deste ano do Programa. Agora, só temos que agradecer a todos que colaboraram e poder realizar no próximo ano novas edições por todas as regiões de Campo Grande, que estão muito carentes de serviços de cidadania, saúde, educação e cultura”, afirmou.
 
Já o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, reforçou que a Ação Cidadania representa um trabalho de responsabilidade social e empresarial. “O sucesso do Programa é fruto de uma grande capacidade de articulação da Fiems e do Sesi com as entidades parceiras. É um evento consistente e de resultado para comunidade, com ações de atenção à saúde, à educação e à cidadania. Um evento para fechar o ano atendendo uma das comunidades mais carentes da Capital, que é o Dom Antônio Barbosa. É grande a nossa satisfação de encerrar o ano respondendo o anseio da população”, pontuou.
 
Para o supervisor de programação da TV Morena, Ricardo Cardoso Neves, a Ação Cidadania é um evento importante para o cidadão, pois oferece vários serviços fundamentais para a população. “É um trabalho gratificante e importante para Campo Grande”, ressaltou. O presidente da Associação de Moradores do Dom Antônio Barbosa, Rubens Honório Alcântara, completou que foi um dia muito importante para o bairro. “Estamos muito felizes com a presença da Fiems aqui na comunidade, pois valoriza muito a nossa gente”, garantiu.
 
O presidente do TRT/MS, Nery Azambuja, acrescentou que a Ação Cidadania promove na comunidade o exercício da cidadania ao levar saúde, integração, conscientização política e uma vida mais digna. “A participação do TRT contribuiu para atender a sociedade, que tem uma demanda reprimida”, informou.
 


População
 Ao longo deste sábado, a Ação Cidadania ofereceu serviços de corte de cabelo, orientações e atendimentos jurídicos nas áreas cível e criminal, cadastramento da tarifa social, expedição de documentos, atendimento oftalmológico, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, atendimento com clínico geral, informações de como se tornar um microempreendedor individual, contação de histórias, desenho livre, tobogã, casinha pula pula, entre outros.

 
O vigilante Emerson de Andrade Silva, 42 anos, que mora no Iracy Coelho, chegou às 5 horas para garantir ao filho alguns documentos básicos. “Precisamos da Carteira de Trabalho e do CPF porque vamos fazer a inscrição dele no Instituto Mirim e lá eles pedem esses documentos. É excelente quando alguém traz esse tipo de ação aqui para nossa região, porque ajuda muito a gente”, garantiu.
 
A doméstica Suzana da Silva, 45 anos, que mora no Dom Antônio Barbosa, trouxe o filho de 14 anos para tirar a Carteira de Trabalho. “Precisamos que ele comece a trabalhar. Além disso, quero consultar o dentista. É muito bom poder fazer tudo no mesmo lugar e em um final de semana”, afirmou. A dona de casa Mirian Coelho Leal, 53 anos, que mora no Lageado, disse que precisava de uma consulta com um clínico geral, pois está com problemas na pele. “É muito bom poder consultar aqui no sábado, porque durante a semana as coisas ficam mais difíceis, analisou.
 
O pedreiro Sebastião de Souza, 33 anos, que mora no Dom Antônio Barbosa, foi à Ação Cidadania para se consultar com dentista. “A gente trabalha direto e não consigo fazer durante a semana, então quando vem um atendimento assim no sábado é muito bom para gente. A população está feliz com esse evento e já me programei para vir desde que começou a passar na televisão”, lembrou.
 
O Programa
 
O Programa Ação Cidadania tem duas etapas, sendo a primeira um dia inteiro de serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura oferecidos pelo Sesi e parceiros na região beneficiada, enquanto a segunda levará diretamente aos moradores os cursos profissionalizantes gratuitos do Senai, os cursos gratuitos de inclusão digital e educação continuada do Sesi e o encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL. Para viabilizar esses procedimentos, o Sistemas Fiems disponibilizará as salas de aula móveis e as carretas do Senai, bem como o ônibus e a van de inclusão digital do Sesi, além das sedes das associações de moradores dos bairros quando necessária.
 
De acordo com a Fiems, o objetivo é buscar nos bairros a mão de obra em falta nas indústrias da Capital, pois muitas pessoas deixam de fazer os cursos gratuitos oferecidos por Sesi e Senai por falta de recursos financeiros para se deslocar até o centro da cidade. No caso do Sesi, são 1.000 vagas nos cursos gratuitos de informática básica, administre seu dinheiro de forma consciente, saúde do homem, saúde da mulher, hipertensão, prevenção ao câncer de pele, noções básicas de segurança de alimentos, entre outros, enquanto o Senai disponibiliza 3.763 vagas em 21 cursos gratuitos, incluindo assistente de contabilidade, ajustador mecânico, almoxarife, costureiro eclético, eletricista instalador residencial, mecânico de máquina reta e overloque, mecânico de manutenção e motores ciclo otto, pedreiro, pintor, operador de computador, entre outros.
 

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)
agecom - fullbanner
Cornavirus