sebrae
ARTIGO

Saiba como potencializar os pontos fortes de seus funcionários

Muitos profissionais que ocupam cargos de gestão ainda atuam como se fossem chefes, deixando de pensar como líder, em ações para desenvolver os pontos fortes de sua equipe.

25 novembro 2015 - 09h56Equipe Editorial WLC.

Muitos profissionais que ocupam cargos de gestão ainda atuam como se fossem chefes, que vivem focados sempre nas tarefas e nos procedimentos rotineiros, deixando de pensar em ações para desenvolver os pontos fortes de sua equipe.

Canal WhatsApp

Esses profissionais ainda não entenderam que não basta apenas ocupar um cargo de gestão, é preciso ser um líder e fortalecer o time constantemente. Para isso, é preciso se atentar a algumas questões gerenciais que são fundamentais para gerar o desenvolvimento do potencial individual e coletivo dos colaboradores. Vejamos os principais:

Observação: Observe sinais que indiquem um comportamento envolvido de seus funcionários e tente entender quais tipos de tarefas cada colaborador se sente mais à vontade de realizar. Muitas vezes, apenas mudanças simples na rotina do profissional, delegando mais atividades prazerosas e menos tediosas pode resultar em grandes mudanças.

Feedback

Uma das principais ferramentas que contribuem para potencializar os pontos fortes dos liderados é o feedback. Quando bem utilizado, a técnica serve como forma de apoio, estímulo e aprendizagem, visando o crescimento dos colaboradores. Quando um líder utiliza o feedback, deve mostrar ao colaborador o estágio atual no qual ele se encontra, apontando a direção que deverá seguir, ou seja, o que está fazendo bem feito e o que pode melhorar. Então, quando for utilizar esta estratégia, o líder terá que estar consciente que ao fazê-la vai estimular o desenvolvimento de alguma habilidade latente do colaborador.

Premiação: Trata-se de uma solução que faz a diferença quando há uma cultura de meritocracia na empresa. A ideia consiste em premiar o colaborador que se destaca, seja com produtos, bônus financeiros ou até premiações intangíveis. Isso estimulará a equipe a encarar as metas e os desafios estipulados de forma mais positiva. Mas cuidado! Se não houver uma base estrutural com critérios muito bem estabelecidos na forma como a premiação é realizada, a competição entre os colaboradores acaba sendo prejudicial para o ambiente de trabalho.

Capacitação: O ideal é incentivar os funcionários com potencial de crescimento concedendo programas de capacitação, como cursos, pós-graduações e MBAs. Se o caixa da empresa não permite esse investimento, uma solução para incentivar a equipe é diversificar as funções, possibilitando novos aprendizados aos colaboradores.

Plano de Carreira: Crescer na empresa significa assumir um cargo de maior responsabilidade e remuneração. Para muitas pessoas, essa perspectiva representa um belo incentivo para melhorar o desempenho. O plano de carreira ajuda o profissional a trilhar o seu caminho e atingir os seus objetivos, ajudando no sucesso profissional. Sua finalidade é a de criar um guia de ações para direcionar a administração, visando atingir resultados com o máximo de eficiência dentro de um tempo predeterminado.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop