segov dengue
ARTIGO

A paciência como ferramenta nos tempos modernos

Manter a calma e saber conversar nos dias de hoje, é um dom raro e precioso

18 janeiro 2018 - 09h35Renata Cruz
Renata Cruz é A Conselheira, atua na área como Personal Friend há 20 anos e sempre se preocupou em entender as pessoas não como jurista, mas como humanista.
Renata Cruz é A Conselheira, atua na área como Personal Friend há 20 anos e sempre se preocupou em entender as pessoas não como jurista, mas como humanista. - Divulgação
Comper

Um dia assistindo um filme antigo qualquer ou conversando com uma pessoa mais velha, você conseguiu sentir a diferença de uns 50 anos atrás para o que vivemos atualmente? O tratamento entre as pessoas mudou com o passar das décadas, tudo ficou mais rápido, instantâneo, mais frio. O individualismo aumentou e a intolerância também, consequentemente, todos se tornaram mais impacientes, já que se acostumaram em ter tudo na mesma hora. O conhecido imediatismo. Todas essas mudanças acabaram afetando e enfraquecendo os relacionamentos humanos, em que as discussões se tornaram mais frequentes.

De acordo com a especialista em relacionamentos humanos, Renata Cruz, os problemas começam a aparecer à partir do momento em que um não escuta mais o outro. "Vejo que as pessoas, muitas vezes, só querem falar sem parar para prestar atenção no outro. Elas se põem no centro do universo e todo o resto se torna consequência. Isso é horrível, porque se tornou raro vermos alguém dividindo ideias, problemas e se ajudando", afirma. "Quando há paciência, temos diálogo, as coisas se acertam e ficam em seus lugares. As relações se tornam muito mais duradouras e harmoniosas, porque ao invés de ter um conflito, uma boa conversa sincera pode facilitar e resolver tudo", explica a especialista.

Em um cotidiano repleto de relações rasas, conversas vazias, ter calma é se destacar em meio a multidão. Ainda segundo Renata, a qualidade de vida e sua saúde mental, só terão benefícios se prestarmos atenção nos outros ao nosso redor, buscar se abrir com eles e dar espaço para que desabafem também. "Se cultivarmos a paciência, coisas negativas se afastarão da gente, conseguiremos manter relações mais firmes. Por mais que pareça difícil manter a calma, é algo a ser trabalhado diariamente que trarão resultados a longo prazo", conclui.

Banner Whatsapp Desktop