21 de Novembro de 2017 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
REFIS GOVERNO PRESENTE 2 - DE 16.11 ATE 22.11

Posse na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

3 Novembro 2017 - 16h46Por Fernando Soares

A solenidade de posse do novo presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique Medeiros, e de sua diretoria, foi marcada por declamações poéticas e histórias. Na grande noite, também se comemoram os 46 anos da criação da entidade, que ajuda com pesquisas, produção literária, concretização de atividades culturais, de modo geral e amplo.

O belo exemplo foi dado pelo escritor Rubenio Marcelo, que narrou a história da criação da Academia, buscando em seu valioso acervo literário, a primeira ata, quando traz o escritor Ullysses Serra, pai da querida Marli Serra, reunido em baixo de uma árvore, na Estância Gisele, quando criava a entidade ao lado de José do Couto Vieira Pontes e de Germano de Barros, em 1971.

Com o novo presidente, Henrique Medeiros, a Academia nasce com uma alma nova, para produzir cultura, literatura e arte. Tanto, que Henrique Medeiros disse que as pessoas acham que, por estarem numa academia de letras, o ideal seria expressar as palavras mais difíceis do dicionário, as maiores lucubrações possíveis e imagináveis para demonstrar seu intelecto. Henrique já vê o assunto de forma diferente.

Para ele, o mais sensato a se fazer é usar palavras simples, mas que possam ser compreendidas de alguma forma, pela objetividade das mesmas, e que levam as pessoas a se interessarem por outras palavras, chegando ao ponto mais interessante, que é a literatura. Uma das metas do novo presidente é focar no aumento do acesso à leitura, dar mais valor à educação e aproximar a academia à população, no que concordamos, plenamente.

Até o próprio Ziraldo Alves Pinto, reconhecido mundialmente pelas suas obras, Turma do Pererê, do Menino Maluquinho e de O Pasquim, tabloide que liderou a resistência contra a ditadura militar, sempre disse que "Ler é mais importante do que estudar".

A nova diretoria da ASL é composta ainda pela escritora e professora Raquel Naveira, na vice-presidência; pelo poeta Rubenio Marcelo, como secretário-geral; o escritor José Pedro Frazão, como secretário; a poeta Elizabeth Fonseca, como 1ª tesoureira; e o escritor e historiador Valmir Batista Corrêa, como 2º tesoureiro.

Confira alguns flashes...
 

Deixe seu Comentário

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Até o próximo dia 30 de novembro, boa parte das empresas deverá pagar a primeira parcela do 13º salário. O que você pretende fazer?

Votar
Resultados
Águas Guariroba - PI e Banner - Campanha Orgulho - Melhores Empresas - de 23.10 até
AUTORIZAÇÃO E MATERIAL DO GOVERNO DO ESTADO - refis - de 25.10 a 31.10