23 de Novembro de 2017 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
TCE - no período de 20/11 a 24/11

Os 100 anos de vida do querido Wilson Barbosa Martins

28 Junho 2017 - 09h00Por Fernando Soares

Foi emocionante a homenagem que o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado, numa proposição do deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB), prestaram ao ex-governador Wilson Barbosa Martins, que completou no último dia 21 de junho, 100 anos. Um homem que teve uma trajetória de 50 anos de vida pública e sempre se destacou pela honestidade, competência e dedicação no cumprimento dos mandatos que o povo lhe delegou. Foi prefeito de Campo Grande, deputado federal, deputado constituinte em 1988, senador e governador de Mato Grosso do Sul por duas vezes. Homem modesto, desistiu de suas aposentadorias no Governo do Estado e, hoje, tendo sua filha, Thaís Martins, como curadora, enfrenta dificuldades para garantir o tratamento vip que recebe em sua residência e que foi considerado de excelência pelas instituições de saúde. “A mais forte contribuição do Wilson foi ajudar na volta da democracia, um homem que lutou plenamente pela democracia deste País e que foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro. Teve seus direitos políticos cassados, voltou na política e fez história em todos os cargos políticos que ocupou. Doutor Wilson deixou sua marca, seu legado de honestidade, trabalho e principalmente de amor por Mato Grosso do Sul”, exaltou o propositor da solenidade.

A neta de Wilson Barbosa Martins, Fabiana Martins Jallad, falou da emoção de celebrar os 100 anos do avô e de seu amor e admiração por ele. “A minha maior emoção é que ele hoje concretiza um sonho, que era chegar aos 100 anos de idade. Apesar de toda a fragilidade da saúde dele, está lúcido e entendendo tudo isso que está sendo celebrado. Este momento é uma emoção muito grande. Nós aprendemos com ele que o que vale na vida é a humildade, são os amigos. A personalidade Wilson pra mim está acima daquilo que entendo do ser humano. Meu avô é um dos meus grandes amores”, emocionada, contou Fabiana.

Já a filha Thaís Martins relembrou várias histórias da vida do pai e também reforçou suas qualidades. “Quero destacar a capacidade do meu pai em construir com poucos recursos, da sua determinação de caminhar em direção aos seus objetivos e de saber superar os obstáculos sem se perder no mar da vida. Mas não posso deixar de falar do orgulho que ele tem de sua filha, Celina Martins Jallad, parlamentar por quatro legislaturas estaduais. E, ainda, dizer que enxergo lá no céu, agora, enquanto aqui festejamos, minha mãe e minha irmã juntas, também festejando este momento. Temos festas aqui na terra e no céu”, completou, Thaís. 

Wilson Barbosa Martins casou-se com Nelly Martins, com quem teve três filhos: Nelson, Thaís e Celina. Nelly faleceu em 2003 e sua filha Celina faleceu em 2011. Wilson tem oito netos, um deles já falecido, José Eduardo Martins Jallad (Zedu, filho de Celina) e nove bisnetos. A solenidade encerrou-se com a canção Terra Boa, de composição de Paulo Simões e Almir Sater, e que foi símbolo da primeira gestão de Wilson Martins à frente do Governo Estadual e foi interpretada por Alzira e seu irmão, Jerry Espindola. Essa música, foi cantada por grande parte da população sul-mato-grossense nos comícios de campanha para o segundo mandato de Wilson. Confira alguns flashes...

Deixe seu Comentário

CORTESIA - CAMARA MUNICIPAL CGR
CORTESIA 1 - SEGOV - PRÉ MATRICULA