11 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
AUTO-RETRATO

Delasnieve Daspet

Advogada e ativista das causas da Paz, Sociais, Humanas, Ambientais e Culturais Delasnieve Miranda Daspet de Souza é sul-mato-grossense de Porto Murtinho, onde nasceu e cresceu em meio a exuberante natureza que é o Pantanal do Mato Grosso do Sul.

19 novembro 2015 - 11h10Suelen Morales
Daniela Zanetti
FAMASUL - SENAR

Advogada, embaixadora da Paz, ativista de causas  Sociais, Humanas, Ambientais e Culturais, Delasnieve Miranda Daspet de Souza é sul-mato-grossense de Porto Murtinho, onde nasceu e cresceu em meio a exuberante natureza que é o Pantanal do Mato Grosso do Sul, Brasil, residindo em Campo Grande-MS. Casada, tem dois filhos. É poeta. Ativista da Biopoesia. Cronista, ensaísta, palestrante, professora, educadora, faz trabalho social com menores carentes, pertence e representa várias associações e academias literárias e culturais nacionais e internacionais. Com trabalhos literários premiados nacional e internacionalmente,  publicados em vários países.

Títulos

  • É  Peace Ambassador in Universal Ambassador Peace Circle - Genebra – Suíça, 2005; Representante para o Brasil da Universal Ambassador Peace Circle;  
  • Ambassador for Peace – Universal Peace Federation on the International Federation for Word Peace – 2007;
  • Seoul-Korea - Membro da World Academy Arts and Culture Foundation - WAAC/WCF;
  • Presidente para o Brasil  da India Intellectual Peace Academy, Bareilli – India;
  • Membro da GHA   - Global Peace Science, - St. Petersburg, Russia;
  • Membro e Representante para o Brasil da World Philosophical Forum,  Atenas – Grécia;
  • Eleita Cidadã da Terra - Século XXI pelo World Philosophical Forum - Athens, Greece, UNESCO -;
  • Peace Ambassador in Brazil - IFLAC PAVE PEACE- The International Forum For the Literature  and a Culture of Peace,  Israel;
  • Delegada Cultural para o Brasil do  Liceo Poetico de Benirdom, Alicante, Espanha;
  • Representante  em Mato Grosso do Sul do Proyecto Cultural SUR;
  • Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais;
  • Presidente  da Associação Internacional de Poetas;
  • Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul.

Projetos

Como ativista das causas sociais sempre trabalha e trabalhou pela integração das minorias – em todos os aspectos, culturais, sociais, direitos humanos, da paz e da solidariedade. Presidiu o Fórum Estadual de Cultura de MS até outubro dde 2015, e, também  o Conselho  Estadual de Cultura abril de  2015. 

É  autora dos  anteprojetos de leis que criaram o DIA ESTADUAL ( Lei 4.034 de 31.05.2011), e ,  DIA MUNICIPAL  DA CULTURA DA PAZ ( Lei 5.039 de 22.12.2011), em  Mato Grosso do Sul,e, também, da lei que criou o Dia do Escritor Sul-Mato-Grossense (Lei 3.486 de 28 de dezembro de 2007).

Idealizadora e autora do projeto Meu Sonho de Paz  – Maior Apelo Estudantil pela Paz – certificado pelo Rankbrasil como Recorde Brasileiro, com a  participação de mais de 28 mil estudantes da rede  publica municipal realizado em setembro de 2012. 

Autora do anteprojeto que criou o ESPAÇO DA PAZ  em Campo Grande ( Lei 5.317 de 30 de abril de 2014 ). Realizou a 1ª e a 3ª Edição do  Premio Destaque Cultural do FESC/MS  2010 e 2014.

Autora do anteprojeto de lei  para a criação do Conselho de Paz e da Cultura da Paz no Município de Campo Grande e para o Estado de Mato Grosso do Sul, via Assembleia Legislativa. 

E ainda, mantém junto com amigos das artes – a Caravana da  Cultura Delasnieve Daspet – que leva musica, dança, folclore, teatro, poesia, literatura, contação de história por todo o estado de Mato Grosso do Sul.

Alguns prêmios recebidos

2005 - Unesco Prizes World Poetry - Delasnieve Miranda Daspet de Souza 
2006 – Prêmio Gigantes do Brasil – nacional, em duas categorias – Solidariedade e Literatura – em Santa Catarina;
2007 - Comenda “ Irmã Dulce” – pelo  Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais;
2008 - Troféu Super Cap de Ouro – Oscar Brasileiro - - Grupo Jornalistico Ronaldo Côrtes – SP;
2009 - Premio da Business Professional  Women International  (BPW)
2010 - Premio Top Business International 
2011 - Premio  e Certificat Honneur et Mérite du Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix , da França e Suécia 
2012 – Premio Recorde Brasileiro – RankBrasil – pelo projeto de sua autoria “O Meu Sonho de Paz – realizado com 28.102 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS.
2013 -  Mérito  Ministério Justiça e Paz  - De Costa Rica.
2014 - em Atenas, Grécia, no dia 09 setembro de 2014,  CIDADÃ DA TERRA - XXI – pela World Philosophical Forum e pela Socratic Philosophical School - ambas afiliadas a Unesco
2015 -  Receberá no dia 27 de novembro em santa Catarina, o Prêmio Especial Ozires Silva, pelo empreendedorismo social de seus projetos relacionados a cidadania, a  promoção da Paz, da Cultura da Paz, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

Confira com exclusividade o auto-retrato da embaixadora da paz, Delasnieve Daspet:

Nome:  Delasnieve Daspet
Profissão:  advogada, poeta, ativista das causas da paz e sociais.
Cidade onde nasceu: Porto Murtinho MS
Lugar preferido no mundo: - já rodei um bocado pelo mundo... - mas o meu lugar preferido é aqui - na minha terra, no meu país.
Um sabor:  cheiro de mato.
Qualidade que mais aprecia: o respeito que a verdade enseja.
Bom Bonito e Barato: a brisa da  manhã... ainda  sem royalties.
Livro: estou trabalhando a divulgação do meu livro O SOM DA LÁGRIMA  que trata da violência contra a mulher. Um livro de poesia que escrevi a partir de depoimento de vítimas dessas  agressões. Trouxe suas histórias para mim. Contextualizei-as.
Música para levantar os ânimos: My Way - com Sinatra. (Eu fiz o que eu devia ter feito; E passei por tudo consciente, sem exceção...)
Qual foi o lugar mais interessante que foi nos últimos 12 meses: Nova Iorque - ver o Central Parque do 33º andar, coberto de gelo, me deu a noção exata de se estar a sós...)
Meu passado me condena:  toda história tem dois lados... persigo essa ideia.
Sites, facebook ou algum endereço eletrônico: 
https://www.facebook.com/delasnieve.daspet
https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Internacional-de-Poetas-634712616652224/
https://www.facebook.com/Delasnieve-Daspet-Embaixadora-da-Paz-1583557888593977/
http://cercleuniverselambassadeurspaix-dd.blogspot.com.br/
Twitter @Delasnieve
Última coisa que comprou: Diários da Presidência , FHC.  Recebo muitos livros - de escritores do mundo todo - por conta da instituição que dirijo - a Associação Internacional de Poetas. 
Palavra que riscaria do dicionário:  egocentrismo.
O que motiva sua caminhada: Eu sou de origem humilde. Do mato. E cheguei até aqui pela vontade de meus pais que me oportunizaram o estudo. Pela minha vontade e garra de chegar. De saber que eu tinha um espaço a minha espera. Foquei nisso. E, através da  literatura, especificamente a poesia, tentar ajudar na mudança de vidas. Mudar, significativamente a forma  de pensar e o comportamento. Uma palavra pode mudar um pensamento. Um poema pode ajudar  a não deixar  morrer o desejo de sonhar, de crescer, de fazer. É isso que me impulsiona sempre para a frente. SEMPRE!
Conselho pra quem está começando a caminhada profissional:  Tenha sempre em mente o que  você busca, o que você quer. Tenha objetivo e foco. Não abandone seus sonhos eles irão conduzi-los aonde quer que você pretenda ir.


 

 

 

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você é a favor do lockdown em Campo Grande?

Votar
Resultados
OAB
agecom - fullbanner
Cornavirus