20 de março de 2019 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
BANNER TCE - Gestão Descentralizada (18 a 22/03)
PREVENÇÃO

Trombose venosa profunda pode ser prevenida com meias de compressão

Uma doença que atinge grande parte da população pode ser evitada com produtos de compressão

12 janeiro 2019 - 12h00Da redação com informações da assessoria
O tipo de trombose mais comum é chamado de TVP (Trombose Venosa Profunda), que aparece nas veias das pernas
O tipo de trombose mais comum é chamado de TVP (Trombose Venosa Profunda), que aparece nas veias das pernas - Foto: Divulgação/Ilustração

A trombose venosa é uma doença que tem cerca de 180 mil novos casos no Brasil a cada ano (segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular). Muitas vezes, causa a formação de coágulos dentro de um vaso sanguíneo, podendo limitar e até interromper o fluxo de sangue nas artérias ou nas veias, provocando a trombose venosa superficial ou profunda, acaba não tendo tratamento adequado, transformando-se em um problema maior. A prevenção feita com as meias de compressão medicinal pode reduzir o número de casos, considerando que seus produtos são referência mundial em qualidade e tecnologia, há mais de 60 anos no mercado. “Costumo recomendar para meus pacientes acamados a Thrombexin® 18 da medi Brasil, que geralmente é usada para pré, durante e pós-cirurgias, além da Struva®23, que costuma diminuir o edema, também para pré e pós-operatório. Ambas previnem coágulos sanguíneos e outros tipos de problemas causados pela trombose venosa.”, comenta Dr. Eduardo Da Matta, Cirurgião Vascular.
 
O tipo de trombose mais comum é chamado de TVP (Trombose Venosa Profunda), que aparece nas veias das pernas, coxa e região pélvica, que tem como sintoma as dores e o aparecimento de edemas (inchaço no membro). Mas, também existe a Trombose Venosa Superficial, que afeta veias superficiais (que ficam logo abaixo da pele), geralmente na virilha ou nos braços. Essa doença faz com que formem-se grandes coágulos (endurecimento do sangue) nos vasos sanguíneos, o que obstrui o fluxo sanguíneo da região que está comprometida. Para que seja diagnosticada precocemente, realizando um tratamento assertivo, é preciso procurar um médico especialista.
 
Trombose venosa x Anticoncepcionais
 
Os anticoncepcionais ou tratamentos hormonais são uns dos maiores causadores da trombose venosa, que pode provocar sintomas como dores, vermelhidão, descoloração azulada na pele, sensação de tensão e inflamação em alguns lugares como virilha, coxa, fossa poplítea (situado na parte posterior do joelho), panturrilha ou na sola do pé.
 
Alguns fatores contribuem para combater os riscos de ter trombose venosa, com a prática de atividades físicas regulares, o uso de meias de compressão para a prevenção (principalmente durante viagens), controle da pressão arterial e consultas periódicas ao médico.

Camara.ms
DENGUE