30 de março de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
maisalems
SAÚDE

Reforçando combate ao Aedes, fumacê passará por quatro bairros nessa quarta

Os veículos passarão a partir das 16h até às 22h, sendo que, em caso de chuva, o serviço será suspenso

26 fevereiro 2020 - 15h49
A população deve abrir portas e janelas enquanto os veículos passarem pelas ruas
A população deve abrir portas e janelas enquanto os veículos passarem pelas ruas - Foto: Divulgação

Quatro bairros da cidade irão receber o serviço de borrifação Ultra Baixo Volume (UBV) – Fumacê – a partir do final da tarde dessa quarta-feira (26) para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As equipes passarão pelos bairros Alves Pereira, Centenário, Vila Popular e Maria Aparecida Pedrossian. 

 Os veículos de borrifação do inseticida passarão a partir das 16h até às 22h, sendo que, em caso de chuva em alguma das regiões programadas, ventos fortes, o serviço precisará que ser suspenso, já que assim não há efetividade no lançamento do veneno para os mosquitos. 

Serão quatro carros da Coordenadoria de Controle e de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) circulando nas ruas dos bairros, seguindo itinerário pré-estabelecido, que pode ser conferido na tabela abaixo. 

A população deve abrir portas e janelas enquanto os veículos passarem pelas ruas, permitindo que as gotículas do inseticida entrem no interior da residência, onde normalmente estão abrigados os Aedes aegypti. 

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno. 

Dengue
SEBRAE