segov dengue
SAÚDE

Diabéticos que participam de programa da Secretaria recebem tiras medidoras de glicemia gratuitamente

Na Capital, 1743 pacientes utilizam o automonitoramento de glicemia para promover o autocuidado. Cada usuário recebe a quantidade de tiras conforme a necessidade para as medições pelo período de um mês

23 junho 2017 - 17h40
Comper

Os portadores de diabetes mellitus insulino-dependentes e que estejam cadastrados no cartão SUS ou no Programa Municipal de Prevenção e Controle de Pacientes com Diabetes recebem as tiras reagentes de medida de glicemia capilar fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande. A prescrição para o automonitoramento é feita a critério da Equipe de Saúde responsável pelo acompanhamento do usuário.

Na Capital, 1743 pacientes utilizam o automonitoramento de glicemia para promover o autocuidado. Cada usuário recebe a quantidade de tiras conforme a necessidade para as medições pelo período de um mês. Do total, 619 utilizam até 60 tiras por mês, enquanto que 1134 precisam de uma quantidade maior do produto.

O último recebimento do insumo aconteceu em abril deste ano e o estoque é suficiente para atender até fevereiro de 2018. Foi adquirido 1 milhão de tiras da marca Injex Sens.

Os pacientes que utilizam até 60 tiras por mês retiram o material na unidade de saúde mais próxima da residência. Enquanto que os demais são atendidos no Serviço de Referência em Diabetes (Seredi), localizado no Centro Médico de Especialidades. Já as crianças são atendidas no Centro de Especialidade Infantil (CEI).

Todos os pacientes que necessitam do automonitoramento de glicemia e que são atendidos nas unidades básicas de saúde precisam participar do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) para terem direito às tiras. Está é uma condição para promover uma melhor qualidade de vida ao usuário.

A coordenadora do Programa Municipal de Prevenção e Controle de Pacientes com Diabetes, Joana D’Arc Oliveira, explica qual a necessidade de medir a glicemia de pacientes insulino-dependentes.

“A medição periódica do índice glicêmico nestes pacientes é importante par verificar se há episódios de hipo (baixa) ou hiper (alta) glicemia. Desta forma, ele pode ajustar a alimentação e a medicação, que nestes casos é a insulina de ação rápida, e ainda promove o autocuidado”, disse ela.

Portaria
O Ministério da Saúde por meio da Portaria 2583 elenca os medicamentos e insumos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos termos da Lei nº 11.347, de 2006, aos usuários portadores de diabetes mellitus. Nela, o órgão dispõe sobre o fornecimento de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e monitoramento da glicemia capilar.

Banner Whatsapp Desktop