19 de agosto de 2018 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Banner - Campanha Doe Sangue 09.08 até 16.08
SAÚDE

Organizações de saúde líderes mundiais lançam a terceira edição do amplamente utilizado recurso de planejamento familiar

O Manual Global proporciona aos provedores de cuidados com a saúde orientação precisa e prática para aconselhamento de clientes

13 fevereiro 2018 - 09h20Da Redação
O manual será lançado dia 15 de fevereiro na Índia
O manual será lançado dia 15 de fevereiro na Índia - Foto: OMS

 O planejamento familiar é considerado o "melhor negócio" para o desenvolvimento e uma intervenção que salva vidas para milhões de mulheres e garotas. Crucial para o sucesso dos esforços de planejamento familiar, em todo o mundo, é uma força de trabalho do setor de saúde bem instruída e treinada. Em apoio à força de trabalho do planejamento familiar global, uma nova edição do Planejamento Familiar: Um Manual Global para Fornecedores (Family Planning: A Global Handbook for Providers), conhecido geralmente como Manual Global, será lançado em 15 de fevereiro em Nova Delhi, na Índia, durante a Reunião do Consórcio Regional da Iniciativa Implementação das Melhores Práticas (IBP - Implementing Best Practices) de 2018.

Escrito em termos simples e organizado para consulta rápida, O Manual Global vem servindo como o padrão mundial de referência sobre os métodos de planejamento familiar e tópicos relacionados desde sua primeira publicação, em 2006. Até o presente, mais de 500.000 cópias foram distribuídas em 13 idiomas. Esta será a terceira edição publicada em conjunto pela Escola de Saúde Pública Bloomberg da Johns Hopkins e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID - U.S. Agency for International Development) e de seu Projeto de Conhecimento para a Saúde (K4Health - Knowledge for Health Project). O Manual Global foi aprovado por mais de 125 organizações em todo o mundo, muitas delas membros da Iniciativa IBP.

"O Manual Global confirma que todas as mulheres, incluindo adolescentes e mulheres jovens, podem usar quase todos os métodos contraceptivos com segurança", disse o Dr. Ian Askew, Diretor do Departamento de Saúde e Pesquisa Reprodutiva da Organização Mundial de Saúde. "O fornecimento da maioria dos métodos contraceptivos geralmente não é complicado e pode ser realizado de uma maneira que respeita a dignidade e a autonomia de todas clientes".

A nova edição inclui informações sobre métodos novos e disponíveis, incluindo o dispositivo intrauterino com levonorgestrel (DIU- LNG) e implantes, métodos reversíveis de longa ação; depósito subcutâneo de acetato de medroxiprogesterona (DMPA-SC), com o potencial para auto-injeção e o novo anel vaginal com liberação de progesterona para mulheres lactantes. Outras atualizações incluem:

Novas recomendações da OMS, incluindo orientações sobre tópicos como violência do parceiro íntimo, divisão de tarefas e serviço aos clientes com deficiências.
Uma nova seção sobre como os provedores de planejamento familiar devem respeitar, proteger e cumprir com os direitos humanos de seus clientes.
Novas ajudas no trabalho de usar ou não a lista de verificação de gravidez ou teste de gravidez e de aconselhamento de mulheres que querem somente injetáveis de progestina onde o risco de HIV é alto.

"Com a informação incluída no Manual Global e com os recursos certos, os provedores podem assegurar que as intenções reprodutivas de uma cliente, sua situação de vida e preferências governem suas decisões sobre o planejamento familiar", disse Ellen Starbird, Diretora do Escritório de População e Saúde Reprodutiva da USAID.

A terceira edição do Manual Global está disponível em inglês e será traduzida em breve para o francês e o espanhol. Todas as cópias impressas são distribuídas com uma cópia grátis do gráfico para parede "Você conhece as opções para seu planejamento familiar?", o qual os provedores podem mostrar para as clientes e que sumariza todos os métodos contraceptivos. Um Web Site reformulado do Manual Global, www.fphandbook.org, também está sendo lançado hoje.

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já tem seus candidatos para as eleições de 2018?

Votar
Resultados
VAZIO SANITÁRIO