
O deputado federal Mandetta apresentou na última terça-feira (24/11) um requerimento (REQ 3615/15), em caráter de urgência, que solicita a transformação de sessão plenária da Câmara dos Deputados em Comissão Geral para debater o surto de microcefalia que tem se espalhado pelo país.

Um levantamento do Ministério da Saúde revela que já foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia em 160 cidades de nove estados do país. A principal hipótese para o surto continua sendo o contágio por zika vírus – identificado no Brasil pela primeira vez em abril.
A microcefalia é uma doença grave, que não tem cura, em que a cabeça e o cérebro da criança são menores que o normal para a sua idade, influenciando seu desenvolvimento mental.
Segundo o parlamentar o aumento dos casos é gravíssimo e o governo precisa tomar uma atitude no combate e controle da doença. “A doença ganhou níveis epidêmicos nos últimos três meses e as gestantes estão em pânico com o surto da doença. Por isso, solicitei com urgência um debate com todos os agentes sanitários e políticos, a fim de traçar um plano para combater esta emergência sanitária”, informou.
O requerimento foi assinado pelos líderes do DEM, PPS, PSB, PT, PDT, Pros, Psol, PMDB e Rede, além do líder da Minoria. A Comissão Geral está marcada para o dia 16 de dezembro, quarta-feira, às 11 horas, no Plenário Ullysses Guimarães.
