ribas
SAÚDE

Governo implanta UTIs em MS e aguarda prefeitura para ampliar oferta de respiradores em Campo Grande

Com gestão plena determinada pelo Ministério da Saúde, Prefeitura é a única que pode administrar todo e qualquer investimento no setor bem como autorizar a instalação de novos leitos

24 julho 2016 - 09h00Da redação com informações da assessoria
Durante a Caravana da Saúde, Governo do Estado realizou mais de 200 mil procedimentos médicos na Capital
Durante a Caravana da Saúde, Governo do Estado realizou mais de 200 mil procedimentos médicos na Capital - Divulgação/Assessoria
Comper

Saiba Mais

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul disponibilizou dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Regional, em Campo Grande, e trabalha para abrir outras 40 vagas em municípios do interior do Estado. Na Capital, onde a situação crítica de pacientes que têm recebido ventilação manual veio à tona em rede nacional nesta semana, o Estado aguarda há mais de um ano parceria com a Prefeitura, que possui gestão plena da Saúde, para levar adiante proposta incluindo a ampliação dos leitos de terapia intensiva, além do aumento de vagas de internação e demais serviços.

No início do ano passado, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) apresentou proposta ao município para evitar que o quadro na Saúde se agravasse. O projeto incluía não apenas a questão da UTI, mas leitos de internação e demais serviços e chegou a ser discutida, mas nunca levada adiante pela administração municipal, que possui gestão plena da Saúde. Na hierarquia definida pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura é a única que pode administrar todo e qualquer investimento feito no setor bem como autorizar a instalação de novos leitos. Ela é quem, inclusive, administra os recursos provenientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Na tentativa de amenizar o problema, o Estado disponibilizou dez leitos de UTI no Hospital Regional e trabalha para abrir 40 novos leitos em hospitais da Capital. Outros 30 foram leitos de terapia intensiva estão sendo implantados no interior do Estado nos municípios de Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã, a fim de que a população dessas cidades e entorno não tenha que se deslocar à Capital, onde há falta de vagas.

A previsão é que os novos leitos da Capital sejam instalados não apenas na Santa Casa, mas no Hospital do Câncer e Hospital Universitário. Contudo, essa instalação também depende da Prefeitura, pois o Estado não é autorizado a contratualizar diretamente com os hospitais. Conforme determinado pelo Ministério da Saúde, o Governo é obrigado a repassar o dinheiro dos leitos à administração municipal, e aguardar que esta proceda à instalação.

Para o Estado, entretanto, não se trata somente de mais recursos, mas de operacionalizar os já existentes. A abertura de leitos de UTI, por exemplo, pode ser feita com equipes terceirizadas para que não haja custo de instalação, apenas com manutenção mensal. Outra medida estudada pelo Estado é a tentativa de viabilizar espaços ociosos nos hospitais que possam vir a abrigar UTIs, devido à falta até de espaço físico na Santa Casa.

Driblando a burocracia – Para não deixar a população à espera, o Estado têm encontrado alternativas para auxiliar na Saúde em Campo Grande. Em quarenta dias, a Caravana da Saúde do Governo realizou mais de 200 mil procedimentos médicos na Capital. Foram consultas, exames e cirurgias eletivas para zerar filas de espera do SUS. Durante os trabalhos, o Executivo Estadual solicitou à Prefeitura firmar convênios com os hospitais para ampliar a oferta de serviços, mas a parceria não foi concretizada e os pacientes foram atendidos somente quando o Estado atuou diretamente junto aos hospitais por meio de credenciamento, medida essa que permite apenas atendimentos pontuais não podendo ser empregada quando se trata da questão dos leitos.

Banner Whatsapp Desktop