04 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Conquistas PMCG
SURTO DE MICROCEFALIA

Dermatologista sugere dicas simples para evitar o mosquito que transmite o vírus Zika

Usar mangas longas e caprichar no uso de repelente em quantidade adequada são duas das medidas de prevenção.

25 novembro 2015 - 10h54
Segundo a dra Laura, o repelente Exposis pode ser usado por gestantes e crianças acima de 2 anos
Segundo a dra Laura, o repelente Exposis pode ser usado por gestantes e crianças acima de 2 anos
HVM

No Nordeste do Brasil, o surto de microcefalia  (condição neurológica em que o cérebro se apresenta menor do que de outras pessoas na mesma idade) está sendo associado ao vírus Zika, transmitido por mosquitos do tipo aedes, aedes aegypti, aedes africanus, aedes apicoargenteus, aedes furcifer, aedes luteocephalus e aedes vitattus.  Alguns dos sintomas desse vírus são semelhantes aos da dengue, como febre, dor no corpo, cefaleia e mal estar. No entanto, geneticamente, o Zika é mais parecido com a rubéola, que também causa má formação fetal.

Para evitar ser picado pelo mosquito transmissor do vírus, a médica dermatologista campo-grandense Laura Furlani sugere algumas precauções a serem tomadas pela população em geral e não apenas gestantes. Usar mangas longas e caprichar no uso de repelente em quantidade adequada e reaplicar sempre que possível, além do uso de repelentes de alto impacto, são três delas. Furlani indica o Exposis – com ascaridina e que  pode ser utilizado inclusive por gestantes e crianças acima de 2 anos. Em Campo Grande, pode ser encontrado na Clínica Vaccini.

Outras medidas como exterminar focos do mosquito, usar telas em janelas e conscientizar os vizinhos podem ajudar no combate à proliferação dos casos de microcefalia.

Os obstetras da região Nordeste vão além e orientam as mulheres a evitar a gestação até que a estação predileta dos mosquitos passe e tudo seja melhor esclarecido.

Banner Whatsapp Desktop
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
GAL COSTA
Cornavirus
agecom - fullbanner