23 de Novembro de 2017 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
TCE - no período de 20/11 a 24/11
ALERTA

Com a nova frente fria, fique atento à importância de se prevenir das doenças respiratórias

Higienizar corretamente as mãos é a maneira mais eficiente e barata de se proteger dessas patologias, afirma especialista

17 Julho 2017 - 15h15Da Redação

O inverno chegou em junho e até setembro a preocupação será redobrada com a saúde. Afinal de contas, a estação mais fria do ano exige um cuidado especial com o bem-estar. As oscilações de temperatura, típicas da estação favorecem o aumento e proliferação de vírus. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 3,5 milhões de pessoas são infectadas por gripe anualmente. No Brasil, 100 mil pessoas morreram no ano passado vítimas de pneumonia, segundo o Ministério da Saúde.

Dra. Júlia Kawagoe, enfermeira docente do Mestrado Profissional em Enfermagem, doutora em Enfermagem pela USP e consultora da B. Braun Brasil, explica que com as baixas temperaturas as pessoas tendem a se abrigar em lugares fechados. A prática favorece o aumentando dos riscos de transmissão. "O risco de contaminação está diretamente ligado a maior proximidade com as pessoas e pela sazonalidade das doenças respiratórias virais”, afirma.

Ainda segundo Júlia, a maneira mais eficaz para se proteger e combater a proliferação dessas doenças é higienizar corretamente as mãos várias vezes ao dia. “Não percebemos, mas em nossa rotina tocamos em uma série de superfícies que podem estar contaminadas, como por exemplo, um corrimão, as barras de apoio dos transportes públicos, os telefones de escritório, e outros tantos. Estudos do Ministério da Saúde mostram que os vírus podem permanecer vivos em superfícies por até 72h. Por isso, usar o álcool gel várias vezes ao dia e evitar tocar com as mãos e mucosas como nariz e boca, são práticas que auxiliam no combate a essas doenças e consequentemente reduzem as transmissões”, explica.

A OMS recomenda que, sempre que não houver sujidade visível, as mãos deverão ser higienizadas com produto alcoólico. É importante que o produto utilizado contenha agentes emolientes em sua fórmula para evitar o ressecamento da pele das mãos. Para que a higienização das mãos seja adequada, recomenda-se que seja gasto em média, de 20 a 30 segundos.

A B. Braun possui uma linha completa para a higiene de mãos que, em virtude de suas propriedades inovadoras, é capaz de atingir os requisitos descritos como efetividade, tempo de aplicação curto e alta tolerância da pele facilitando assim a adesão à prática. Além de ser um importante aliado no combate às infecções hospitalares, o Softalind Visco Rub, álcool gel da B. Braun para fricção antisséptica das mãos, auxilia também no combate à gripe H1N1 e outros vírus respiratórios. Composto de etanol e n-propanol, o produto é testado contra o vírus H1N1 e pode reduzir as chances de transmissão caso a higienização das mãos seja realizada corretamente.

CORTESIA - CAMARA MUNICIPAL CGR
Águas Guariroba - PI e Banner - Campanha Orgulho - Melhores Empresas - de 23.10 até