ALMS PI 383771260-x-120
BANCOS DE LEITE

Bancos de Leite Humano precisam de doações para atenderem bebês prematuros

Dos quatro Bancos de Leite Humano em Campo Grande nenhum apresenta atualmente estoque de leite suficiente para atender todos os bebês prematuros internados

21 agosto 2018 - 15h28
Depois de coletar o leite, a doadora escolhe se o material será recolhido na própria residência, por uma equipe especializada, ou se ele será levado até a unidade onde a mãe está cadastrada
Depois de coletar o leite, a doadora escolhe se o material será recolhido na própria residência, por uma equipe especializada, ou se ele será levado até a unidade onde a mãe está cadastrada - Foto: Reprodução
Comper

A realidade dos bancos é de constante alerta. Lá só recebem o leite materno aqueles bebês que estão em estado mais grave e que exigem mais cuidados médicos.

O Hospital Regional de Campo Grande, onde está um dos bancos da Capital, recebeu no mês de julho apenas 50 litros de leite, valor bem abaixo dos 200 litros que seriam satisfatórios para atender os 35 leitos neonatais e mais três leitos no CTI Pediátrico. Mas, apesar da coleta mínima em julho, o hospital costuma receber em doação, pelo menos, 120 litros mensais.

Para doar é preciso se cadastrar antecipadamente. O cadastro é feito por uma equipe do Banco que vai até a residência da doadora, onde ensina os cuidados com a coleta e confere os exames pré-natais. Se por algum motivo a mãe não tiver os exames em mãos, ela será submetida a testes rápidos que podem diagnosticar determinadas doenças.

Para agendar o cadastro é preciso entrar em contato com os Bancos de Leite do Estado, em horário comercial.

Depois de coletar o leite, a doadora escolhe se o material será recolhido na própria residência, por uma equipe especializada, ou se ele será levado até a unidade onde a mãe está cadastrada.

Na Capital as unidades são o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e o telefone é o (67) 3345-3027, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional Rosa Pedrossian e o telefone é o (67) 3378-2715.

O telefone do Banco de Leite Humano da Santa Casa de Campo Grande é o (67) 3322-4174 e o do Banco de Leite Humano da Maternidade Cândido Mariano (67) 3041-4735.

Em Dourados, o Banco de Leite funciona no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados e o telefone: (67) 3410-3002.

OUÇA AQUI.

Banner Whatsapp Desktop