segov-bemfeito
LEI

Subsecretário pede aprovação de projetos para a juventude

Projetos 92 e 93 institutem o Plano Estadual de Juventude e o Sistema Estadual de Juventude, criando o Fundo Estadual de Juventude

19 junho 2018 - 12h02Fabiana Silvestre
Comper

O subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude do Governo do Estado, Thiago de Freitas Santos, foi à tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19), pedir o apoio dos parlamentares para a aprovação dos Projetos de Lei 92 e 93/2018, que respectivamente instituem o Plano Estadual de Juventude e o Sistema Estadual de Juventude, criando o Fundo Estadual de Juventude.

“Os senhores estão fazendo história ao aprovar esses projetos, que representarão um marco para o nosso Estado”, disse. As propostas foram aprovadas em primeira votação e estão sendo analisadas nas comissões de mérito, antes da segunda apreciação em plenário. “Uma das propostas reorganiza o Conselho Estadual de Juventude e permitirá que as ações sejam definidas em consonância com os interesses dos nossos jovens”, explicou Santos.

Em relação ao Plano Estadual, o subsecretário lembrou que permitirá a criação de normas norteadoras das ações de governo durante dez anos. “Tornaremos a pauta da juventude uma questão de Estado, acima dos marcos temporais de governos”, afirmou.

Santos também apresentou um balanço das ações do Governo do Estado no setor. Segundo ele, 800 mil jovens estudantes, empreendedores, indígenas, entre outros, têm sido protagonistas em diversas áreas. “Mais de 15,6 mil jovens, com idades entre 15 e 29 anos, passaram pelo EJA, 43 mil jovens hoje tem uma profissão graças a cursos profissionalizantes oferecidos em 36 áreas”, informou.

“Foram R$ 45 milhões investidos no Vale Universidade, sobra de vagas no Vale Universidade Indígena, e o Mato Grosso do Sul também é referência no esporte, especialmente com os Jogos Escolares”, complementou o subsecretário.

Os deputados estaduais parabenizaram Santos pelo trabalho à frente da pasta. Herculano Borges (SD) lembrou que foi o primeiro secretário de Juventude do Estado. “Participei de momentos históricos, de discussões importantes e fico feliz que tenha sido dada continuidade às ações”.

Mara Caseiro (PSDB) enfatizou a importância das ações em prol da juventude. “Todos temos preocupação com relação aos nossos jovens, que muitas vezes tomam caminhos que não são bons. Por isso todo trabalho e conscientização são importantes. É uma forma de trazer oportunidades a eles”, disse.

Para Barbosinha (DEM), os grêmios estudantis também têm uma importante função nas escolas estaduais. “Temos que estimular o exercício da cidadania e a formação de novas lideranças políticas. Além disso, as ações voltadas para os jovens, e em especial o esporte, atuam, inclusive, a favor da segurança pública, na prevenção”, argumentou.

Líder do Governo do Estado na Casa de Leis, Professor Rinaldo (PSDB) ressaltou as ações do Executivo. “Multiplicamos vagas no Vale Universidade e apoiamos os jovens que vieram participar dos Jogos Escolares. Ficamos felizes com o trabalho realizado”, concluiu.

Banner Whatsapp Desktop