07 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
JAPÃO E VIETNÃ

Senado quer detalhamento de gastos da viagem cancelada de Dilma à Ásia

Senadores temem que cancelamento tenha trazido mais prejuízos para o País

3 dezembro 2015 - 15h58Da redação, com informações de Claúdio Humberto
Lula Marques/PT
Lula Marques/PT - Lula Marques/PT
HVM

A Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) aprovou hoje (3) requerimento do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), presidente da comissão, solicitando Ministério das Relações Exteriores o detalhamento dos gastos programados e realizados da visita – que acabou cancelada – da presidente Dilma Rousseff ao Japão e ao Vietnã.

A chefe do Executivo havia decidido por cancelar a visita de Estado alegando falta de recursos no último dia 27. Na mesma data, Dilma baixou decreto bloqueando cerca de R$ 10 bilhões do Orçamento para evitar questionamentos jurídicos do Tribunal de Contas da União (TCU). “Entretanto, esse cálculo desconsidera o custo de oportunidade de cancelar a viagem a países com os quais o Brasil mantém laços políticos e comerciais promissores”, registrou o tucano.

O requerimento solicita ao Itamaraty os expedientes telegráficos entre o Ministério das Relações Exteriores e as embaixadas em Tóquio e Hanói referentes à preparação da viagem da presidente Dilma aos países asiáticos, inclusive relativos aos resultados esperados e à reação das autoridades locais ao cancelamento da visita. Além disso, pede o levantamento do volume de gastos realizados antecipadamente à viagem que poderão ser recuperados por conta dos cancelamentos das visitas.

O documento também solicita a cópia das eventuais instruções enviadas aos chefes de missão diplomática sobre a reclassificação para “secreto” dos documentos sobre as viagens da presidente da República realizadas a partir de 1 de janeiro de 2011. “Mais um episódio constrangedor e que ilustra a forma como é conduzida a política externa do Brasil pela presidente da República. O cancelamento de última hora é de grave descortesia para com o governo japonês”, ressaltou Aloysio Nunes.

Banner Whatsapp Desktop
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
GAL COSTA
agecom - fullbanner
Cornavirus