ALMS PI 383771260-x-120
DIRETO DO GABINETE

Projeto de Picarelli prevê escolas públicas com sistemas de energia solar e captação de ág

4 julho 2018 - 13h53Marcelo Pereira
A medida gera economia para o Estado com a redução dos gastos com energia elétrica, diz o autor do projeto
"A medida gera economia para o Estado com a redução dos gastos com energia elétrica", diz o autor do projeto
Comper

O deputado estadual Maurício Picarelli (PSDB) apresentou nesta quarta-feira (4) um Projeto de Lei que propõe a utilização de sistemas de captação de energia solar e de armazenamento de águas da chuva nas escolas e outros prédios públicos que forem construídos pelo Governo do Estado.

A medida gera economia para o Estado com a redução dos gastos com energia elétrica. A iniciativa de Picarelli altera duas Leis, também de sua autoria, que orienta o governo a construir moradias populares com sistemas de captação de luz solar, reservatórios térmicos, aquecimento auxiliar, interligações hidráulicas por circulação natural e sistemas de reaproveitamento de água das chuvas.

O Projeto de Lei prevê que em toda obra e reforma dos edifícios públicos deverão ser instalados os métodos de captação de energia solar e de coleta, armazenamento e utilização de águas das chuvas. “A proposta também contém a previsão, conforme disponibilidade financeira do Estado, da instalação gradativa desses sistemas e métodos em todos os prédios que abrigam órgãos públicos. São várias as vantagens, entre elas, a economia e proteção ao meio ambiente”, afirmou Picarelli.

A proposta foi apresentada após uma reunião do deputado com professores do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foram apresentadas pesquisas na área de energia e as vantagens de substituir o sistema tradicional pelo de energia solar nas escolas e outros prédios públicos.

Banner Whatsapp Desktop