ALMS PI 383771260-x-120
JOVEM PARLAMENTAR

Parlamento Jovem desperta censo crítico e engajamento político dos jovens

Vinte e quatro titulares e suplentes poderão atuar em defesa da comunidade durante dois mandatos

19 março 2018 - 10h29Heloíse Gimenes
A participação, quando membros do Legislativo, influencia sobre todo o processo da vida institucional e sobre a natureza de suas decisões”, destacou Mochi
A participação, quando membros do Legislativo, influencia sobre todo o processo da vida institucional e sobre a natureza de suas decisões”, destacou Mochi - Foto: Correio de MS
Comper

Na manhã desta segunda-feira (19), foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os deputados estudantes eleitos na 6ª edição do Parlamento Jovem. Da carteira escolar para uma cadeira no Legislativo, 24 titulares e 24 suplentes poderão atuar em defesa da comunidade durante dois mandatos (2018/2019). O projeto é coordenado pela Escola do Legislativo Ramez Tebet, em parceria com o TRE e secretarias de Educação. A eleição aconteceu no dia 18 de outubro do ano passado e mobilizou cerca de 6.000 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

Os deputados estudantes receberam capacitação e experimentaram a vivência de um parlamentar. “Diplomar-se significa graduar-se. A participação neste projeto possibilitará uma efetiva atuação política para atender a comunidade e levar à Casa Legislativa as demandas da sociedade. Dessa forma, em seus mandatos estarão exercitando continuamente a consciência política e a liderança cidadã.

A juventude é transformadora. Estamos presenciando o nascedouro de uma pequena semente, que resultará num despertar do censo crítico e engajamento político dos jovens, para o fortalecimento de uma sociedade mais participativa e com cidadãos plenos”, destacou a presidente do TRE, desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, durante a solenidade de diplomação.

O presidente Junior Mochi ressaltou a importância da experiência para a vida de cada jovem. “Aqueles que já passaram pelo projeto o avaliaram positivamente. São relatos que demonstram a contribuição significativa para a vida pessoal e de conhecimento intelectual.

A participação, quando membros do Legislativo, influencia sobre todo o processo da vida institucional e sobre a natureza de suas decisões”, destacou Mochi. Ainda na tarde de hoje, os deputados estudantes, irão tomar posse na Assembleia Legislativa.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas